Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé inicia vacinação contra o coronavírus para novos grupos nesta sexta-feira, 14

Publicado

em

 

A campanha de vacinação contra o coronavírus da Prefeitura de Macaé prossegue nesta sexta-feira, 14, com a aplicação da 1ª dose da vacina em doentes renais crônicos e em profissionais de apoio das redes pública e privada de Saúde, acima de 18 anos.
De acordo com o novo calendário da prefeitura, a vacinação do novo grupo segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), de Ministério da Saúde, e atende as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, com base no direcionamento das doses da vacina de acordo com o público alvo a ser vacinado.
A vacinação acontece na Cidade Universitária, em 2 turnos, das 8h30 às 12h, para os doentes renais crônicos, e das 13h30 às 16h, para os profissionais de apoio da Saúde, como auxiliar de serviços gerais, profissionais de secretaria, recepcionistas, e do setor administrativo.

Para os doentes renais crônicos, é obrigatória a apresentação de laudo ou atestado médico com nome do paciente por extenso e indicativo da doença por extenso, ou comprovante de estar em diálise, enquanto que, para os profissionais de apoio da Saúde, a documentação necessária é carteira de trabalho ou contracheque, original e cópia de declaração do serviço de Saúde contendo CNPJ da Empresa ou CPF do Empregador, além do comprovante de residência.

O município vem trabalhando continuamente em ações de combate à pandemia. Nesta semana, a prefeitura realizou a 2ª busca ativa de novos casos de infecção por coronavírus, que vem sendo realizada nos bairros da cidade.

No Lagomar, o posto avançado de testagem por antígeno registrou o índice de 20% de novos casos positivos, números muito maiores do que os 8,69% de casos positivos encontrados na ação anterior, realizada no Parque Aeroporto.

No total, 95 exames foram realizados em moradores do Lagomar com idade entre 18 anos e 55 anos, que apresentavam sintomas gripais por 6 dias, número também maior do os 92 exames feitos no Parque Aeroporto.

Segundo a equipe da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, 19 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus na ação realizada no Lagomar na última terça-feira, 11.
“Para cada pessoa que testa positivo para a Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019), e cumpre o período de isolamento social adequado, deixa de transmitir para 5 a 8 pessoas do seu convívio. Com essas testagem no Lagomar, conseguimos prevenir que cerca de 500 pessoas sejam contaminadas, através da identificação dos novos casos e a orientação repassada pela equipe médica”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Macaé, Lisa Chagas.
A próxima ação de testagem por antígeno nos bairros de Macaé está marcada para acontecer na próxima terça-feira, 18, nos Cajueiros. O posto avançado de testagem conta com o apoio das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e das secretarias de Mobilidade Urbana, e de Ordem Pública.

Mais lidas da semana