Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé inicia semana com diversas ações na área de Mobilidade Urbana

Avatar

Publicado

em

 

A partir dessa segunda-feira, 20, a Prefeitura de Macaé iniciará a construção da ponte do Canal do Tatu, no bairro do Horto, o que provocará o bloqueio da Estrada do Horto desde as 9h da manhã.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana pede que os moradores fiquem atentos à sinalização do local, e disponibiliza como opção para quem se dirige ao Horto usar a RJ-168. Já para quem reside antes da ponte, a Estrada do Horto seguirá liberada.

A pasta informa também que a linha de ônibus A-13/Horto funcionará com um carro indo até a Pesagro, na Estrada do Horto, enquanto outros 3 seguirão pela RJ-168.

A construção da ponte do Canal do Tatu é executada pela Secretaria Adjunta de Obras, que responde à Secretaria de Infraestrutura e a previsão é de que a obra da ponte tenha duração de 2 meses.

Praia das Pedrinhas – Na última sexta-feira, 17, a Prefeitura de Macaé iniciou o patrulhamento no acesso à Praia das Pedrinhas, seguindo determinação do Ministério Público Federal (MPF), que proibiu o acesso de veículos automotivos no local.

“A medida visa à proteção da vegetação, considerada Área de Proteção Ambiental Permanente (APP) da restinga”, explicou a prefeitura.

De acordo com o MPF, o acesso de veículos à Praia das Pedrinhas era causador de desequilíbrio ecológico, motivo pelo qual o órgão obteve a proibição da circulação de carros e motos na localidade.

Comandante da Guarda Ambiental de Macaé, Arnaldo Fontes Fonseca explicou que para ter acesso à praia pelo município de Macaé é necessário ir andando, ou, de bicicleta, pela faixa de areia, saindo da Lagoa de Imboassica em direção ao Mar do Norte.

A prefeitura explicou ainda que a operação é uma ação conjunta entre Guarda Ambiental, ligada a Secretaria Adjunta de Ordem Pública; a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade; e a Secretaria de Mobilidade Urbana, que multará os condutores que insistirem em transitar no local.

Sinalização – A Prefeitura de Macaé também iniciou uma ação visando aumentar a segurança viária, assim como reduzir os índices de acidentes nas vias do município, com o início da fase de testes dos equipamentos de fiscalização de avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, os equipamentos foram instalados em locais de risco potencial de acidentes, e a expectativa é de que as novidades possam proporcionar mais segurança tanto para condutores, quanto para pedestres.

“O equipamento instalado consiste em uma câmera focada na direção do semáforo e na faixa de pedestre. Quando o condutor passa pelo sensor na presença de indicação de sinal vermelho, o equipamento fará a fiscalização prevista”, explicou a Mobilidade Urbana.

Os dispositivos detectores de avanço de sinal e de parada sobre a faixa de pedestres estão instalados em trechos da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) na Lagoa, no Centro, no Novo Cavaleiros, no Parque de Tubos, no Lagomar e na Praia Campista; da Rua Vereador Abreu Lima; da Avenida Aluízio da Silva Gomes; da Avenida Presidente Sodré; da Rua Vereador Manoel Braga; da Avenida Alcides Ramos; da RJ-168; da Avenida Antônio Abreu; e da Avenida Aluízio da Silva Gomes.

Para mais informações sobre as localizações extas de onde estão instalados os novos equipamentos de segurança, os motoristas podem acessar a página oficial da prefeitura, através do endereço eletrônico, macae.rj.gov.br.

Mais lidas da semana