Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé inicia ações junto à rede hoteleira da cidade para ampliar combate à pandemia do coronavírus

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou na última semana que a partir desta segunda-feira, 18, uma equipe formada por profissionais da Vigilância em Saúde e Coordenaria de Vigilância Sanitária (Covisa) irá realizar visitas nos hotéis da cidade, fruto de ações de prevenção à pandemia do coronavírus.

De acordo com o município, o objetivo das visitas é sanar dúvidas, prestar orientações, e como acompanhar o cumprimento das recomendações que constam no protocolo do Ministério da Saúde.

As ações foram acordadas em uma reunião realizada por videoconferência na última sexta-feira, 15, com a presença do prefeito Dr. Aluizio (PSDB), que conversou com representantes da rede hoteleira da cidade, que continua atendendo o segmento offshore, mesmo durante a pandemia.

Além das vistorias, foi acordado também o informe semanal de notificações sobre os hóspedes, casos suspeitos, confirmados e de pessoas que não apresentam a doença, com objetivo de ampliar o controle, com o acompanhamento de forma mais efetiva do fluxo de hospedagem no município.

Com quase 500 casos confirmados da doença e 20 mortes, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na manhã desta segunda-feira, 18, o município continua com medidas de isolamento social e restrição de circulação para a prevenção da pandemia.

A prefeitura lembrou ainda que diversas empresas ligadas ao setor de óleo e gás têm feito uso das vagas da rede hoteleira como forma de realizar a quarentena de seus funcionários antes e depois dos embarques.

Organizado pela Secretaria Adjunta de Turismo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, o encontro virtual teria possibilitado a aproximação com os empresários e profissionais da rede hoteleira.

“Eles receberam orientações do setor de Vigilância em Saúde acerca do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde a respeito das adequações necessárias para que os estabelecimentos que realizam hospedagem reduzam os riscos de contágio pelo coronavírus”, contou a prefeitura.

Gerente de Vigilância Epidemiológica do município, Daniela Bastos reforçou que o encontro foi importante para repassar à rede hoteleira informações sobre as ações de prevenção da pandemia na cidade.

“Repassamos informações importantes sobre cuidados que vão desde o recebimento do hóspede a aspectos gerais como limpeza, alimentação e até mesmo o trânsito deste cliente dentro do local. Realizamos visitas a alguns estabelecimentos, juntamente com a Vigilância Sanitária, e vimos a importância de alinharmos essas questões, além de esclarecer um pouco sobre o cenário do coronavírus no município”, explicou Daniela Bastos.

Para que empresários e profissionais que atuam do setor também possam tirar dúvidas a respeito das medidas de controle do coronavírus e do protocolo a ser seguido, a prefeitura disponibiliza o contato com a Vigilância em Saúde de Macaé através do e-mail epidemiomacae@yahoo.com.br.

Mais lidas da semana