Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé atende Câmara e explica funcionamento do Hotel de Deus para atender pessoas em situação de rua nesse frio

Avatar

Publicado

em

 

Depois de a Câmara Municipal de Macaé teria questionado o funcionamento do Hotel de Deus, na semana passada, a prefeitura divulgou nesta segunda-feira, 24, que o estabelecimento está sim funcionando, mas como abrigo noturno para pessoas em situação de rua, neste período de temperaturas mais baixas na cidade.

O município informou também que, na unidade, além do atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, os acolhidos recebem atendimento médico da Secretaria de Saúde, com a realização de testagem para diagnóstico do coronavírus.

“O abrigo noturno funciona com demanda espontânea, ou seja, basta que a pessoa procure o local, podendo permanecer no quarto das 18h às 8h. São fornecidos alimentação, roupas de cama e banho, material para higiene pessoal e café da manhã”, explicou a prefeitura nesta segunda.

As informações foram comentadas pelo líder da oposição na Câmara, o vereador Maxwell Vaz (SOLIDARIEDADE), que, em sessão da Casa na manhã desta terça-feira, 25, lembrou um requerimento de sua autoria pedindo justamente essas informações.

Outro que elogiou as medidas do governo municipal na Câmara nesta terça-feira foi o ex-secretário de Educação, o vereador Guto Garcia (PDT), que também lembrou as cobranças feitas pelos parlamentares.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade também revelou que, durante o atendimento no Hotel de Deus, os acolhidos são orientados sobre espaços de assistência do município, como a Pousada da Cidadania, abrigo com funcionamento permanente e com vagas disponíveis.

“É necessário que a pessoa queira sair da condição de rua e aceite receber os tratamentos e orientações oferecidas, de acordo com a necessidade que cada um apresenta”, ressalta a pasta, explicando a ocupação das vagas não é feita de maneira compulsória, ou seja por obrigação.

Ainda segundo a secretaria, o encaminhamento para a Pousada da Cidadania é feito pelo Centro Pop, que realiza atendimento direto com as pessoas em situação de rua, e funciona no Colégio Maria Isabel Damasceno, que fica na Rua Dr. Francisco Portela, 410, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Já o Hotel de Deus fica na Avenida Lacerda Agostinho, 477, na Virgem Santa, às margens da Linha Azul.

Mais lidas da semana