Mídias Sociais

Política

Royalties pagos às cidades da região em agosto têm alta entre 24,7% e 42,5% em relação ao mês de julho

Avatar

Publicado

em

 

Foi depositado nesta terça-feira, 25, o valor dos royalties referentes ao mês de agosto de 2020 para a União, estados e municípios, apresentando alta para diversas cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense em relação aos valores depositados no mês anterior.

Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e apresentam um acréscimo que varia entre 24,7% e 42,5% para as cidades da região em relação ao mês de julho de 2020.

Na região, a cidade que mais recebeu royalties em agosto desse ano foi Macaé, com mais de 46,5 milhões de reais, seguida de Campos dos Goytacazes, com mais de 24 milhões de reais, e Cabo Frio, com mais de 11,9 milhões de reais.

No entanto, as maiores variações mensais positivas podem ser vistas nos valores pagos a Casimiro de Abreu, com 42,5%, seguida de Carapebus, com 37,8%, de Araruama, com 37,6%, e de Macaé, com 37,2%.

Apesar de ser a 2ª cidade que mais recebeu recursos de royalties em agosto, a variação mensal de Campos apresentou alta de 34,7%, enquanto que, Cabo Frio apresentou variação positiva de 24,7%, uma das mais baixas juntamente com Arraial do Cabo, que recebeu mais de 7,5 milhões de reais.

Em várias cidades da região, os valores pagos em agosto são próximos daqueles depositados antes de março, quando do início da pandemia do coronavírus, que provocou uma redução da produção na cadeia da Bacia de Campos.

O aumento dos valores de royalties teria sido provocado pela alta do preço do barril de petróleo ainda por conta do alto valor do dólar, que, de acordo com o site Investing, se encontrava em R$ 5,5408 na manhã desta quarta-feira, 26, e que chegou a R$ 5,0960 em 22 de julho.

Outra variação que contribui com a alta dos royalties neste mês de agosto é a do preço do barril do petróleo, que, segundo o mesmo site, chegou a U$ 46,39 na manhã desta quarta-feira, apresentando ligeira alta em relação à pior marca do mês de julho, quando chegou a cair para U$ 41,86.

Além dos valores pagos a Macaé, Campos, Cabo Frio e Arraial do Cabo, os royalties recebidos pelos municípios da região em agosto foram de mais de 9 milhões de reais para Quissamã, mais de 8,7 milhões de reais para Rio das Ostras e Armação dos Búzios, mais de 7,6 milhões de reais para São João da Barra, mais de 5,4 milhões de reais para Araruama, mais de 5 milhões de reais para Casimiro, e mais de 3,3 milhões de reais para Carapebus.

Mais lidas da semana