Mídias Sociais

Política

Prefeitura completa primeira etapa de ações para a urbanização da Ilha Leocádia, em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Através da secretaria adjunta de Habitação, a Prefeitura de Macaé promoveu ações na Ilha Leocádia com objetivo de proporcionar uma ocupação do solo, parte do projeto básico destino à urbanização e regularização fundiária no bairro.

De acordo com o governo municipal, essa medida atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público Federal (MPF), que determina a urbanização de toda Ilha Leocádia, atualmente com cerca de 1.200 imóveis.

As ações para a urbanização do bairro contam com trabalhos de saneamento, pavimentação, iluminação pública, reconstrução de uma ponte de acesso, área de lazer, além de equipamentos públicos.

“O processo das ações tiveram etapas anteriores onde a população participou de reuniões informativas sobre os procedimentos dos trabalhos, como também ênfase para as áreas de faixas marginais de proteção e área de risco, reassentamentos e necessidades de equipamentos públicos. Ações estão assim divididas: reconhecimento da área, mobilização dos moradores, assembleias informativas e cadastramento das famílias”, comentou a prefeitura.

A pasta da Habitação explicou também que o trabalho conta com serviço de topografia, levantamento aerofotogramétrico não tripulado, utilizando as informações para o cadastramento socioeconômico das famílias residentes.

“A topografia foi o primeiro passo para todo o processo junto à comunidade”, contou o engenheiro da secretaria adjunta de Habitação, Edson Avelar, que participou da fiscalização deste serviço na Ilha Leocádia.

Além das ações de mapeamento, a Habitação contou com um mutirão envolvendo funcionários da pasta, contando com engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, que tornou mais eficaz a visita, a fim de alcançar todas as residências, tornando o trabalho mais efetivo.

“Foram realizadas visitas em todas as unidades habitacionais, comércios, igrejas e instituições na localidade. O trabalho foi acompanhado e realizado com a parceria da população”, relatou a assistente social, Angélica Carvalho.

A servidora acrescentou ainda que até, acontecer o trabalho de urbanização, foi registrado que as famílias, em geral, são atendidas em escolas, assistência social, unidades de saúde, entre outros, de bairros vizinhos como, Aroeira, Botafogo e Malvinas.

Engenheira que acompanha as ações na Ilha Leocádia desde o início, Alessandra Schueler destacou a importância do envolvimento de toda equipe para cumprir os 100% do objetivo junto aos moradores do bairro.

“É uma grande satisfação ver o projeto acontecer. Já tem quase duas décadas e a espera foi longa, ver o trabalho acontecendo  sempre foi o desejo de todos os moradores”, comemorou Roberto Ramalho, representante da comunidade Ilha Leocádia.

Para a secretária adjunta de Habitação, Tânia Jardim, o planejamento adequado, a participação comunitária e o trabalho em equipe, foram aspectos primordiais para o êxito das ações, enfatizando todos os objetivos alcançados.

“Ficamos totalmente envolvidos, aptos para realizarmos o que nos foi dado como missão, de acordo com o TAC. O governo municipal avança. Com esta etapa realizada vamos prosseguir com novas frentes que sejam capazes de alcançar o sonho dos moradores e principal objetivo na Leocádia, que é a urbanização total da ilha”, concluiu a secretária.

Mais lidas da semana