O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), visitou, nesse domingo, 27, as obras de macrodrenagem da Elevatória Télio Barreto, no centro da cidade, depois das fortes chuvas que caíram no município na madrugada.
Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, e do secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva, o prefeito conferiu de perto o monitoramento das bombas, responsáveis pelo escoamento de 6 mil litros de água por segundo.
Durante a visita, Welberth Rezende contou que diversas ações estão sendo realizadas na cidade para acabar com os problemas de alagamentos, como a chegada de duas novas bombas, uma delas na 1ª quinzena de dezembro, que irá dobrar a capacidade de escoamento das águas da chuva.
Segundo o prefeito, ao final desse processo, a cidade será capaz de bombear 22 mil litros de água por segundo somente na região das obras de macrodrenagem, que envolve os bairros do Miramar, Visconde de Araújo e Sol y Mar, além do entorno.
“O governo trata essa questão dos alagamentos no município com muita seriedade. Vamos receber novas bombas, elas estão vindo do México. Cada uma vai bombear sozinha 5.500 litros [de água] por segundo, ou seja, vamos dobrar a capacidade de bombeamento. As existentes estão drenando bem, porém, tivemos um problema nessa madrugada, com o rompimento de uma linha de recalque. Choveu muito, cerca de 108 milímetros (mm) em uma hora, por exemplo, atrasando a descida da água do bairro Sol y Mar. Os equipamentos estão muito sucateados, mas estamos agindo desde o início do governo. A previsão é que a obra termine no próximo ano”, detalhou Welberth Rezende.
Entre as outras obras citadas pelo prefeito estão as de drenagem, na Granja dos Cavaleiros, e de drenagem e urbanização, na Aroeira, além das que estão sendo realizadas em outros pontos da cidade, como a macrodrenagem, na Linha Vermelha, onde as galerias estão sendo triplicadas.
“Nesse momento, estamos com obras por diversos pontos do município para acabar com os alagamentos. Nessa chuva, o bairro [São José do] Barreto, nas proximidades da Rua B, também ficou alagado. Estive lá conversando com os moradores sobre a obra que será licitada nos próximos meses”, contou Welberth Rezende.
Desde as primeiras horas da manhã desse domingo, a prefeitura vem trabalhando em diversos bairros da cidade que acabaram afetados pelas chuvas caíram na madrugada de domingo, com ações de remoções emergenciais e varrição no Centro, no Botafogo, no Novo Botafogo, nos Cajueiros, na Barra de Macaé, na Fronteira, nas Malvinas, na Aroeira e no Parque Aeroporto, entre outras áreas.
Para o escoamento de águas das chuvas, a Secretaria Adjunta de Saneamento segue monitorando as elevatórias dos bairros, Nova Esperança, Nova Holanda, Malvinas, São Jose do Barreto e Barramares, que reúnem 11 equipamentos, com capacidade de bombeamento de 700 mil litros de água por hora.
Mesmo com as chuvas fortes, o município garante que continua com as obras de macrodrenagem visando resolver os alagamentos nos bairros, Sol y Mar, Novo Horizonte, Visconde de Araújo, Miramar, Campo D’Oeste, Praia Campista e Aroeira, além das áreas no entorno dessas localidades, que sofrem com esses problemas em épocas de chuvas intensas.
“O sistema completo dará vazão às águas das chuvas recebidas da bacia desses bairros. Os trabalhos contam com serviços de instalações de galerias, redes, drenagem em canal, caixa ralo, meio-fio, sarjeta, asfalto e plantio de árvores”, completa a prefeitura.
Desde esse domingo, a Secretaria Adjunta de Defesa Civil registrou 3 queda de árvores , na Glória, no Novo Cavaleiros, e no Verdes Mares, 1 caso de escorregamento de solo, na Glória, e 1 caso de buraco em via pública, no Parque Valentina Miranda.
Nessa segunda-feira, 28, a Defesa Civil de Macaé revelou que continua com o monitoramento dos bairros atingidos pelas chuvas, como o Novo Horizonte, a Riviera Fluminense, o Sol y Mar, o Centro, e a Linha Azul, que, segundo o órgão, já estão sem pontos de alagamentos ou bolsões d’água.
A previsão da Defesa Civil para essa segunda-feira é de possibilidade de pancadas isoladas, de moderadas a fortes, de aproximadamente 57 mm, com aumento para 100 mm nessa terça-feira, 29, com acumulados significativos, número que pode ser alterado no decorrer do dia, e com ventos de até 74 quilômetros por hora (km/h). Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do governo federa.
“Em caso de rajadas de ventos, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas, além de buscar não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo telefone 199. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193”, alerta a Defesa Civil.