Macaé alinhou nesta semana as ações de suporte à Operação Verão 2026. Uma reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Ordem Pública e contou com a presença de autoridades representativas das forças de segurança. O encontro teve como objetivo discutir o início da operação, marcado para este sábado (20). A Operação Verão vai até o dia 1º de março de 2026.
Dentre as ações fixadas, os órgãos municipais de fiscalização vão intensificar suas atuações durante o período de verão. A preocupação é com o aumento de usuários nos espaços turísticos, com os responsáveis buscando garantir segurança, mobilidade urbana e todo o aparato necessário à população.
As equipes também vão estar observando as condições sanitárias de bares, restaurantes e ambulantes, assim como licenciamentos, prevenção à perturbação do sossego e preservação ambiental.
Entre algumas das proibições que serão verificadas, é importante destacar e informar aos turistas e usuários locais que não são permitidos o uso de churrasqueiras e de caixas de som em áreas de cachoeiras, matas, praias e lagoa. Os veículos automotores com equipamento de som, em desconformidade com o Código de trânsito brasileiro, com emissão de ruído que extrapole o interior do mesmo também constam na lista de proibições, bem como os ambulantes não licenciados pela Prefeitura Municipal. As ações simultâneas desta operação terão reforço de policiamento, abrangendo desde as áreas de litoral até o distrito do Sana.
Fazem parte da Operação Verão as guarnições da Secretaria de Ordem Pública, Secretaria Executiva de Segurança, Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Coordenadoria CPROEIS, Secretaria Executiva de Defesa Civil, Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Mobilidade Urbana e a Coordenadoria de Vigilância Sanitária, que contarão com o apoio das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros na execução do trabalho.