Mídias Sociais

Política

Prefeito de Macaé recebe cônsul geral dos EUA no Brasil na mesma semana que tinha recebido representante suíço

Publicado

em

 

Depois de receber o cônsul geral da Suíça, Bernhard Furger, no início desta semana, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), também recebeu, na última quinta-feira, 12, a cônsul geral dos Estados Unidos (EUA) no Brasil, Jacqueline Ward, para apresentar o potencial econômico do município e discutir parcerias.

A reunião reforça a atuação da atual gestão visando projetar a cidade como o maior hub nacional de processamento e transformação de gás natural em energia no país, com a possibilidade de parcerias e tratados econômicos com segmentos empresariais dos EUA.

De acordo com a prefeitura, o encontro estabeleceu laços diplomáticos importantes entre o governo municipal e os representantes do governo dos EUA no Brasil, com o objetivo de atrair novas parcerias para projetos e empreendimentos de produção energética em diferentes matrizes para empresas norte-americanas de alcance global.

“Macaé é uma cidade estratégica para o segmento de óleo e gás e, por isso, contamos com a presença de muitas empresas ‘americanas’ que são responsáveis por termos a expertise única neste segmento. Mas somos um município de sucesso também em outros segmentos que fortalecem a nossa economia e estabelecem potencial para mais investimentos internacionais”, afirmou Welberth Rezende.

Para a cônsul geral do EUA no Brasil, o encontro reforça a possibilidade de promover parcerias entre Macaé e a embaixada norte-americana para a realização de programas de intercâmbio e análise de projetos também voltados a energia.

“Uma boa proposta de pensar em grandes possibilidades de parcerias. É uma prioridade para o governo ‘americano’ expandir oportunidades de energias renováveis. Temos a expectativa de chegada de uma nova embaixadora que possui experiência no setor privado. É impressionante o que aconteceu aqui em Macaé durante a pandemia, sendo possível ver a diferença com outras cidades do país. Deixamos como proposta a parceria para promover intercâmbio entre estudantes e trocar essas experiências”, sugeriu Jacqueline Ward, citando os bons resultados das políticas municipais para prevenção e combate da pandemia do coronavírus.

Entre as propostas apresentadas pela equipe do Consulado dos EUA estava também trazer para Macaé um serviço de atendimento à famílias norte-americanas que residem na cidade, com objetivo de facilitar processos de emissão de documentos e outros protocolos oficiais.

O encontro contou também com a presença da primeira-dama de Macaé, Quelen Rezende, do procurador geral do município, Fabiano Paschoal, dos secretários de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna e de Agroeconomia, Dudu Jardim, e dos secretários adjuntos de Relações Institucionais, Tito Simões, de Turismo, Léo Anderson, de Políticas Energéticas, Tiago Rocha, de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso Rodrigues, e de Ensino Superior, Flaviá Picon, além procurador da Chefia de Gabinete, Rodrigo Cavour, e dos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Frederico Barreto, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Macaé, Luís Henrique Fragoso, entre outras entidades comerciais e da indústria.

Mais lidas da semana