Mídias Sociais

Política

Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio comemora notas do Ideb da rede pública municipal de Educação

Avatar

Publicado

em

 

Em sua conta no Twitter, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PSDB) comemorou, nesta quarta-feira, 16, os resultados da rede pública municipal de Educação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta terça-feira, 15, pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Superamos a meta Ideb, bem acima da média estadual e nacional. A cada profissional da Educação, muito obrigado”, escreveu o prefeito numa publicação da manhã desta quarta-feira.

Pouco depois, em outra publicação, Dr. Aluízio também lembrou que o município vem conseguindo reduzir as taxas de reprodução e de letalidade do coronavírus em Macaé, apesar da cidade já ter registrado, conforme boletim desta quarta-feira, mais de 7,3 mil casos confirmados e 141 mortes provocadas pelo vírus.

“Atingir a faixa verde, ter a menor taxa letalidade, avançar nas metas Ideb... É... Pode se começar a discutir um “legado”... Legado de vida”, escreveu o prefeito, sem citar que a taxa de reprodução do vírus em Macaé caiu para 0,81, mas que a taxa de letalidade voltou a subir para 1,9%, segundo dados divulgados pela prefeitura ainda da manhã desta quarta.

Segundo os dados do MEC e do Inep, Macaé atingiu 6.3 na nota do Ideb para o 5º ano do Ensino Fundamental, superando os 6.2 da meta projetada pelo próprio Ideb para o município e ficando bem acima da média estadual (5.4) e da média nacional (5.7).

No Ensino Médio, a rede pública municipal de Educação de Macaé atingiu a meta projetada pelo Ideb, chegando a 5.1, mas ficando acima da média estadual, de 3.5, e da média nacional, de 3.9, enquanto que, no 9º ano do Ensino Fundamental, o município ficou com 4.8, superando a média estadual (3.9) e da média nacional (4.5).

“Macaé vem apresentando uma tendência de crescimento em ambos os segmentos: anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano). Em todas as edições a partir daí esteve à frente da média estadual do Rio de Janeiro, e [da média] do Brasil, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação”, explicou a prefeitura nesta terça-feira.

Coordenadora da Avaliação Institucional da Superintendência de Supervisão de Ensino da Secretaria de Educação de Macaé, Larissa Rodrigues contou que nos anos iniciais e no Ensino Médio, a meta foi alcançada, enquanto que, nos anos finais, a subida de 0.3 pontos não foi suficiente para atingir a meta, que era de 5.1.

“O Ideb reúne em 1 só indicador, 2 conceitos fundamentais para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar do biênio, obtidos no censo escolar e de médias de desempenho nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O sistema é composto pelas médias de proficiências em Português e Matemática”, explicou a prefeitura.

Os dados do Ideb divulgados pelo MEC e pelo Inep são referentes ao ano de 2019, lembrando que índice é realizado a cada 2 anos, em todas as escolas, públicas e privadas, em todo o território nacional.

Mais lidas da semana