Mídias Sociais

Política

Prefeito de Macaé cobra agilidade no projeto da nova licitação do transporte público da cidade

Publicado

em

 

Em meios aos trabalhos da Secretaria de Mobilidade Urbana para montar o esquema de trânsito durante as festividades de final de ano na cidade, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), esteve na pasta para tratar do processo para a nova licitação do transporte público.

Segundo a prefeitura, durante a visita, Welberth Rezende cobrou agilidade em relação ao processo, por conta do aumento de problemas relacionados aos ônibus da empresa Serviço Integrado de Transporte (SIT), concessionária responsável pelo serviço, e que, há anos, é alvo de muitas críticas, tanto da população quanto dos vereadores da cidade.

De acordo com dados da atual gestão, em 2021, a Secretaria Mobilidade Urbana já emitiu mais de 3 mil autuações à SIT por diversos descumprimentos nos serviços prestado aos usuários do transporte público.

“Trabalhamos bastante com a fiscalização, conseguimos aumentar o número de ônibus, encontramos a cidade com 105 ônibus rodando, aproximadamente, e colocamos para 185, aumentamos em 80 ônibus. Avançamos também com a readequação de 12 linhas de ônibus. Apertamos a fiscalização, foram dadas mais de 3 mil autuações à concessionária. Mas, mesmo assim, a empresa não consegue entregar um trabalho digno para a população”, avaliou Welberth Rezende.

A prefeitura afirmou ainda que, mesmo a concessão terminando só em 2025, o prefeito foi taxativo ao falar sobre a SIT, incluindo a concessionária no rol dos problemas herdados de governos anteriores, como a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE) e a BRK Ambiental, concessionárias responsáveis, respectivamente, pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de água e esgoto em Macaé.
“No meio desse ano, abrimos o processo de licitação, mesmo tendo o prazo de vigência do contrato da SIT até 2025, assinado pelo ex-prefeito [Dr. Aluízio, sem partido]. Pelo péssimo serviço apresentado à população, abrimos a licitação. O processo está andando e segue as questões legais para avançarmos com a licitação do transporte”, pontuou Welberth Rezende.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, o projeto básico da nova licitação do transporte público já está sendo concluído, com muitas propostas de melhorias em seus itens para a população.
“Um projeto que visa atender a população da melhor maneira possível. A parte mais demorada já passou, que é a elaboração desse projeto, o período de referência. Agora ele vai começar a tramitar fora da secretaria. Tudo isso para fazer o máximo esforço para tentar melhorar o transporte público da cidade, fazendo uma nova licitação e tirando a SIT, que não vem prestando um bom serviço na cidade”, disse Jayme Muniz.

Além do prefeito e do secretário de Mobilidade Urbana, participaram da reunião sobre a licitação do transporte público na cidade o coordenador geral de Transportes, Luiz Carlos Moreira, e o coordenador de Planejamento e Transportes, Vinícius Gonçalves.

“O processo da nova licitação para o transporte coletivo urbano segue, agora, para outros órgãos da Prefeitura de Macaé e os trâmites legais, com a realização de audiências públicas”, concluiu o município.

Mais lidas da semana