Mídias Sociais

Política

Prefeito de Macaé anuncia início das obras de urbanização em bairros da cidade para a próxima semana

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé anunciou, para a próxima semana, o início das obras de urbanização dos bairros Granja dos Cavaleiros e Vale Encantado, depois que a ordem de serviço foi encaminhada para as empresas consorciadas para a execução do projeto.

Na última terça-feira, 12, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), apresentou a proposta à comunidade, em uma reunião realizada no Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, na Granja dos Cavaleiros.

Segundo a prefeitura, a 1ª fase das obras, orçada em R$ 28.469.761,11, acontecerá por uma extensão de cerca de 4 quilômetros (km) por toda a área da Granja dos Cavaleiros e parte do Vale Encantado, com cronograma de trabalhos de 18 meses para a conclusão dessa fase das obras.

O município revelou também a 2ª fase das obras será voltada para o restante do Vale Encantado, mas ressalta que, apesar de um estudo para esta fase já estar em andamento, a 2ª fase ainda precisa ser licitada, o que deve acontecer logo após a conclusão da 1ª fase.

“O projeto de infraestrutura prevê a execução do sistema de drenagem e pavimentação de ruas e calçadas, visando a acessibilidade. As intervenções acontecerão na Alameda do Bosque, na Alameda da Pitanga, na Alameda da Concha, na Alameda das Palmeiras, na Estrada Luiz Carlos Gomes de Almeida, na Alameda Ipê, na Alameda Marinildo Amado da Silva e em parte da Avenida Industrial Silvino Frota”, contou a prefeitura.

Durante o encontro com a comunidade, na noite desta terça, Welberth Rezende informou que o processo licitatório da 1ª fase das obras foi aditivado em 25% para a ampliação da área atendida, o que beneficiará mais moradores nesta fase.

“Conhecemos as dificuldades dos moradores, especialmente em dias de chuva. E também sabemos dos percalços que as obras podem causar no dia a dia das pessoas, mas ela foi muito esperada por todos nós. Esta é uma área de interesse ambiental, por isso serão utilizados paralelos, mais caros que asfalto, para que haja maior permeabilidade. As obras já começam na semana que vem”, anunciou o prefeito.

Na reunião, Welberth Rezende esteve acompanhado do secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, que também explicou os estudos feitos pela prefeitura para calcular a necessidade de tubulações e galerias.

“Fizemos um estudo da área de influência de acordo com a topografia para cálculo das tubulações e galerias. Vai funcionar”, afirmou Santiago Borges.

Além deles, participaram do encontro o secretário adjunto de Obras, Felipe Pereira; e a arquiteta da pasta adjunta, Alessandra Aguiar; além do secretário adjunto de Relações Institucionais, Tito Simões; do secretário de Esportes, Marvel Maillet (REDE); do secretário de Cultura, Leandro Mussi; do secretário adjunto de Comunicação, Edie Lameu; e dos vereadores, Luciano Diniz (CIDADANIA), e Rond Macaé (PATRIOTA), entre outras autoridades.

“Esta obra é demandada pela população destes bairros há anos. Aqui, precisamos nos preocupar para onde levar as águas das chuvas, devido aos alagamentos por não ter por onde as águas escoarem. Estas obras virão para acabar definitivamente com estes problemas”, acredita Felipe Pereira.

Segundo a arquiteta Alessandra Aguiar, essa 1ª fase das obras atenderá a área com maior população, e que corresponde a uma área mais baixa da Granja dos Cavaleiros, que sofre mais nos períodos de chuvas.

“Há 3 bacias de drenagem de águas de chuva nestas áreas. O escoamento da 1ª área será no Canal do Capote. O receptor da 2ª área será a lagoa do Vale Encantado, que também deságua no Capote”, explicou Alessandra Aguiar.

A prefeitura completou os anúncios informando que instalará tubulações para rede de água, esperando que, posteriormente, a Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio (Cedae) faça as ligações residenciais, e que a BRK Ambiental conclua as obras da rede de esgotamento sanitário da Granja dos Cavaleiros e do Vale Encantado.

Mais lidas da semana