Mídias Sociais

Política

Cabo Frio também desobriga uso de máscaras em vias públicas, locais abertos e praças de alimentação

Publicado

em

 

Seguindo as decisões de outros municípios vizinhos e da região do entorno da Bacia de Campos, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), também retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade, mas apenas em vias públicas, espaços abertos e praças de alimentação no município.

A medida mantém, entretanto, o uso obrigatório dos equipamentos de prevenção ao contágio do coronavírus, em estabelecimentos comerciais e em espaços fechados, conforme decreto publicado nos atos oficiais desta terça-feira, 12.

Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após um encontro do prefeito com o chefe de Gabinete, Mirinho Braga (PDT), na mesma terça-feira, no Complexo Hospitalar de Niterói, onde José Bonifácio se recupera de um procedimento médico realizado no último dia 8.

O município lembra ainda que a medida libera também que bares e restaurantes localizados em shopping centers voltem a ter ocupação de até 100% da capacidade, flexibilizando as medidas de prevenção para esses estabelecimentos comerciais.

“Entre os motivos para a retirada da obrigatoriedade das máscaras em espaços públicos está o aumento dos índices de vacinação contra a Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019), a diminuição dos casos de coronavírus, e a queda continuada na quantidade de óbitos e na ocupação de leitos por pacientes com a doença em Cabo Frio”, justificou a prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ocupação de leitos por pacientes com coronavírus está zerada nas enfermarias públicas do município há 35 dias, e nas Unidades de Pacientes Graves (UPGs), há 19 dias.

“Além disso, há 24 dias nenhuma morte é registrada pela doença em Cabo Frio. A taxa de positividade entre os testes para a Covid-19 realizados na última semana foi em torno de 1%”, completou a pasta.

Mais lidas da semana