Termina nesta terça-feira, 12, o prazo para o cadastramento da pré-matrícula dos interessados em ingressar nas unidades da rede pública municipal de ensino de Macaé visando o ano letivo deste ano.
Iniciado na última segunda-feira, 4, o cadastramento da pré-matrícula já conta com 4.107 pré-inscrições, e ainda pode ser feito diretamente no site da prefeitura, através do link, macae.rj.gov.br.
“O procedimento é direcionado aos novos alunos, que não são matriculados na rede [pública] municipal de Macaé, aqueles que desejam iniciar o período escolar em 2021, e também aos que, por algum motivo, não deram continuidade aos estudos em 2020”, explica a prefeitura.
Nesta 1ª fase, a Secretaria de Educação de Macaé oferece vagas para novos alunos da Educação Infantil nas modalidades de maternal I (2 anos completos ou a completar até 31 de março de 2021) e maternal II (3 anos completos ou a completar até 31 de março de 2021); do Pré I (4 anos completos ou a completar até 31 de março de 2021); do Pré II (5 anos completos ou a completar até 31 de março de 2021); além do Ensino Fundamental (para o 1º ano, o aluno deve apresentar a idade de 6 anos completos ou a completar até 31 de março); do Ensino Médio; e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O município alerta que, ao preencher o cadastro, os pais ou responsáveis pelos alunos interessados nas vagas devem apresentar 3 opções de escolas diferentes, que serão avaliadas pela pasta antes de fazer a alocação dos alunos nas unidades.
Segundo o cronograma da Secretaria de Educação de Macaé, a previsão para a divulgação do resultado na 1ª fase de pré-matrícula é no próximo dia 19 deste mês, já na próxima semana, no site da prefeitura.
“Para a pré-matrícula devem ser apresentados os seguintes dados: nome completo do candidato e data de nascimento, conforme certidão de nascimento; certidão de casamento ou documento oficial que a substitua; declarar, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado; nome dos pais ou dos responsáveis legais e CPF; telefones para contato e e-mail; endereço completo (logradouro, número, complemento, bairro/localidade, município e CEP); rede escolar de origem, quando for o caso; etapa de Educação Infantil; e ano de escolaridade ou ciclo a ser cursado em 2021”, detalhou a pasta.
A prefeitura lembra ainda que as vagas para o Ensino Médio serão oferecidas somente nas unidades públicas municipais localizadas na região serrana, e alertam os alunos que estão cursando o 9º ano de escolaridade ou a etapa IX da EJA em escola municipal que não conte com o Ensino Médio, para requerer a matrícula em outra rede de ensino.
Além dessas, as vagas são oferecidas de acordo com uma análise do quadro de previsão para 2021, que levam em conta o número de salas de aula existentes na rede, a capacidade física das salas de aula, o quantitativo de alunos previstos por turma, e o número de vagas existentes disponibilizadas pelas escolas municipais.
“A rede municipal segue o compromisso do acesso e a permanência de toda criança e adolescente na escola, e considera a importância de se promover uma efetiva integração com a rede [pública] estadual de ensino, no sentido de propiciar o adequado atendimento à população”, concluiu o município.
Contando atualmente com 107 unidades públicas municipais de ensino, a rede também oferece vagas nesta fase de pré-matrícula para o ingresso na nova Escola Municipal Professora Elisabete de Azevedo Dias Brandão (na foto), no Lagomar, que vai atender cerca de 800 alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental.