Mídias Sociais

Política

Prazo para 1ª fase da pré-matrícula na rede pública municipal de educação de Macaé termina nesta terça-feira, 12

Avatar

Publicado

em

 

Termina nesta terça-feira, 12, o prazo para o cadastramento da pré-matrícula dos interessados em ingressar nas unidades da rede pública municipal de ensino de Macaé visando o ano letivo deste ano.

Iniciado na última segunda-feira, 4, o cadastramento da pré-matrícula já conta com 4.107 pré-inscrições, e ainda pode ser feito diretamente no site da prefeitura, através do link, macae.rj.gov.br.

“O procedimento é direcionado aos novos alunos, que não são matriculados na rede [pública] municipal de Macaé, aqueles que desejam iniciar o período escolar em 2021, e também aos que, por algum motivo, não deram continuidade aos estudos em 2020”, explica a prefeitura.

Nesta 1ª fase, a Secretaria de Educação de Macaé oferece vagas para novos alunos da Educação Infantil nas modalidades de maternal I (2 anos completos ou a completar até 31 de março de 2021) e maternal II (3 anos completos ou a completar até 31 de março de 2021); do Pré I (4 anos completos ou a completar até 31 de março de 2021); do Pré II (5 anos completos ou a completar até 31 de março de 2021); além do Ensino Fundamental (para o 1º ano, o aluno deve apresentar a idade de 6 anos completos ou a completar até 31 de março); do Ensino Médio; e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O município alerta que, ao preencher o cadastro, os pais ou responsáveis pelos alunos interessados nas vagas devem apresentar 3 opções de escolas diferentes, que serão avaliadas pela pasta antes de fazer a alocação dos alunos nas unidades.

Segundo o cronograma da Secretaria de Educação de Macaé, a previsão para a divulgação do resultado na 1ª fase de pré-matrícula é no próximo dia 19 deste mês, já na próxima semana, no site da prefeitura.

“Para a pré-matrícula devem ser apresentados os seguintes dados: nome completo do candidato e data de nascimento, conforme certidão de nascimento; certidão de casamento ou documento oficial que a substitua; declarar, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado; nome dos pais ou dos responsáveis legais e CPF; telefones para contato e e-mail; endereço completo (logradouro, número, complemento, bairro/localidade, município e CEP); rede escolar de origem, quando for o caso; etapa de Educação Infantil; e ano de escolaridade ou ciclo a ser cursado em 2021”, detalhou a pasta.

A prefeitura lembra ainda que as vagas para o Ensino Médio serão oferecidas somente nas unidades públicas municipais localizadas na região serrana, e alertam os alunos que estão cursando o 9º ano de escolaridade ou a etapa IX da EJA em escola municipal que não conte com o Ensino Médio, para requerer a matrícula em outra rede de ensino.
Além dessas, as vagas são oferecidas de acordo com uma análise do quadro de previsão para 2021, que levam em conta o número de salas de aula existentes na rede, a capacidade física das salas de aula, o quantitativo de alunos previstos por turma, e o número de vagas existentes disponibilizadas pelas escolas municipais.
“A rede municipal segue o compromisso do acesso e a permanência de toda criança e adolescente na escola, e considera a importância de se promover uma efetiva integração com a rede [pública] estadual de ensino, no sentido de propiciar o adequado atendimento à população”, concluiu o município.

Contando atualmente com 107 unidades públicas municipais de ensino, a rede também oferece vagas nesta fase de pré-matrícula para o ingresso na nova Escola Municipal Professora Elisabete de Azevedo Dias Brandão (na foto), no Lagomar, que vai atender cerca de 800 alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Mais lidas da semana