Mídias Sociais

Política

Praça Washington Luiz, em Macaé, terá ação de revitalização promovida pelo programa Laboratório Cidades Criativas

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé iniciou, na última semana, os trabalhos de revitalização da Praça Washington Luiz, no centro da cidade, com uma visita técnica ao espaço, em ação que faz parte do programa Laboratório de Cidades Criativas.

A visita técnica à praça, que foi construída no século XIX, segundo historiador macaense, Antônio Álvares Parada, contou com a participação de representantes das secretarias de Cultura, de Obras, e de Mobilidade Urbana.

O programa, que é fruto de uma parceria do município com o governo estadual do Rio, e com as empresas, Enel Brasil e Quitanda Soluções Criativas, deve trazer melhorias para o tradicional espaço público do município.

Segundo a prefeitura, a intervenção contará com técnicas de retrofit, urbanismo tático, novos mobiliários funcionais, e modernização espacial sem retirar elementos originais históricos e arquitetônicos do local.

Secretário de Cultura, Leandro Mussi destacou que Macaé será a 1ª de 5 cidades do Estado que irão receber o programa Laboratório Cidades Criativas, que beneficiará ainda São João da Barra, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, e Rio Bonito.

“A proposta é que as entregas aconteçam até agosto e toda a população poderá contar com um novo espaço urbanístico. Será uma praça com intervenções artísticas, mais criativa e funcional”, contou Leandro Mussi.

Representante do Laboratório de Cidades Criativas, Caique Torrezão afirmou que o objetivo do programa é despertar o interesse dos cidadãos na ocupação de espaços interativos, com a reestruturação de espaços públicos importantes nessas cidades.

De acordo com a prefeitura, os recursos do programa são oriundos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mecanismo de estímulo econômico que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais.

“No último mês, estivemos com a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, quando recebemos o certificado que atestou a escolha de Macaé para participação no programa. Nessa visita a Macaé, já estamos identificando as necessidades técnicas para concretizar a parceria”, contou Leandro Mussi.

Mais lidas da semana