Mídias Sociais

Política

Ponte de pedestres da Barra de Macaé ganha reforço na iluminação para aumentar segurança da população

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé segue investindo na recuperação da iluminação público do município, desta vez, com ações na ponte de pedestres da Barra, que nesta semana recebeu nova iluminação, melhorando a segurança da população que transita pelo local.

O trabalho foi executado pela Coordenadoria de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria de Infraestrutura, que instalou 4 luminárias com lâmpadas Led no local que ainda receberá mais 3 luminárias nos próximos dias.

Segundo a prefeitura, a recuperação foi necessária após registro de vandalismo afetando a iluminação pública na ponte, enquanto a Ponte Engenheiro Ivan Mundim, que liga o Centro à Barra, também recebeu 8 lâmpadas de Led de 180 watts (180w) em substituição a 8 luminárias de descarte de 400w.

Coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira explicou que as lâmpadas de Led são mais eficientes do que as comuns e produzem melhor qualidade de luz, utilizando bem menos energia, além de praticamente não gerar calor durante o processo, o que ajuda na economia energética.

“Enquanto uma lâmpada incandescente gasta certa de 60w para produzir uma determinada quantia de lúmen, um conjunto de Led precisa de apenas 20w. Outra grande vantagem das lâmpadas de Led é que são mais resistentes do que as incandescentes e fluorescentes, gerando grande economia ao município”, informou Marcelo Oliveira.

Contando com 5 equipes trabalhando diariamente, a Coordenadoria de Iluminação Pública  segue com os serviços de manutenção por todos os bairros da cidade e também na região serrana, tendo atendido em abril 1.753 solicitações, entre troca de lâmpadas, reatores, base de relé, relé fotoelétrico e cabeamento e fios.

Mais uma vez, Marcelo Oliveira ressaltou a importância da participação da população da cidade na realização do trabalho manutenção e recuperação da iluminação pública, reforçando a necessidade das solicitações para que a coordenadoria possa identificar as demandas mais rapidamente.

“O apoio da população ao nosso trabalho é fundamental, por isso, fazer as solicitações nos canais corretos nos auxiliam a atender as demandas, uma vez que cada pedido gera um número de protocolo específico”, avalia o coordenador.

Segundo a prefeitura, a iluminação pública do município vem sofrendo com vandalismo, com lâmpadas quebradas e quilômetros de fios furtados, gerando uma demanda média de 80 lâmpadas e 600 metros de fios substituídos por mês, num custo aos cofres públicos no valor de aproximadamente 4.300 reais mensais.

“É necessário substituir tanto as lâmpadas, como os fios todos os meses. Estes recursos poderiam ser investidos em melhorias na rede de distribuição de energia de todo o município”, reforça o governo municipal.

Para tentar evitar o vandalismo, a Coordenadoria de Iluminação Pública realiza rondas noturnas em praças e vias expressas, e um trabalho com as associações de moradores para captar as demandas dos bairros, reforçando ainda mais a importância da participação popular nos trabalhos realizados.

Para quem precisa fazer solicitações de serviços de reparos na iluminação pública, a coordenadoria oferecer o número de WhatsApp (22) 99790-1967, além do Disque Luz, que funciona através do 156, gratuitamente para telefones fixos, serviço que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

A coordenadoria lembra que para fazer a solicitação, é necessário informar o nome, rua, bairro e o número da residência mais próxima ao ponto apagado, intermitente ou piscando, ressaltando também quantos pontos apagados e um ponto de referência que ajude na localização.

Mais lidas do mês