Mídias Sociais

Política

Palácio do Planalto recua em novo adiamento e mantém horário de verão para o dia 4 de novembro

Publicado

em

 

Estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao início do horário de verão para não perder a hora nem a noite de sono no primeiro dia de provas, no próximo dia 4

Depois de tantos pedidos de adiamento, o horário de verão finalmente já tem data definida para começar. E será justamente no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo dia 4 de novembro.

Por isso, a recomendação é para que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na hora da prova.

Cerca de 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Enem, que terá, no primeiro dia do exame, dia 4, as provas de linguagem, ciências humanas e redação, com duração de 5 horas e meia, e no segundo dia, dia 11, as provas de ciências da natureza e matemática, com duração de 5 horas.

A confirmação do início do horário de verão foi feita pelo Palácio do Planalto, no último dia 15 de outubro, quando informou a manutenção da data, cancelando um novo adiamento, que já havia acontecido por causa do segundo das eleições deste ano, em 28 de outubro, quando geralmente começa o horário de verão.

No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que iria adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação (MEC) para não prejudicar os candidatos do Enem, mas recuou na decisão.

Em nota, o MEC informou que os estudantes que realizarão as provas do Enem deverão “redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido”, ressaltando ainda que reforçará a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

O exame seleciona os estudantes para vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 Enem – Com a manutenção do horário de verão para o primeiro dia de prova do Enem, os estudantes devem ficar atentos aos horários de fechamento dos portões, que abrem às 12h e fecham às 13h, no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, os portões abrem às 11h e fecham às 12h, no horário local.

Já nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, os portões abrem às 10h e fecham às 11h, no horário local, enquanto no Acre, a abertura acontece às 9h e o fechamento dos portões será às 10h, no horário local.


 

Mais lidas do mês