Mídias Sociais


Política

Obras de revitalização seguem no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, no centro de Macaé

Publicado

em

 

As equipes de obras seguem trabalhando na revitalização do Calçadão da Avenida Rui Barbosa, maior centro comercial de Macaé, que recebeu tapumes de 2 metros (2m) de altura nas duas margens, no pátio de passagem de pedestres entre as ruas Silva Jardim e Euzébio de Queiroz, na última semana.

De acordo com a prefeitura, o trabalho começou no último dia 15 de junho, com a montagem do canteiro de obras, e a reforma será realizada por blocos, com o 1º bloco tendo a previsão de execução de 2 a 3 meses, lembrando que serão 5 blocos no total.

“O antigo piso de granito será substituído por pedras nas cores cinza e vermelha, com acessibilidade, bicicletário, paisagismo e pórticos nas duas entradas. Além disso, o espaço, que hoje tem 400m, será ampliado com a transformação em calçadão do trecho da rua em frente ao prédio da antiga Câmara Municipal, entre as ruas Conde de Araruama e Tenente-coronel Amado”, detalhou o município.

Segundo a gestão municipal, o projeto de revitalização do Calçadão faz parte do novo ciclo de expansão e progresso da cidade e é implementado em parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado, visando promover o fortalecimento do comércio local, oferecer mais segurança e estética e ampliar o pátio de circulação de pedestres.

“A reforma inclui ainda nova iluminação, bancos de praça e, por parte do município, também será feito espaço moderno para a banca de jornal e cabine para a polícia”, acrescentou a prefeitura.

O município ressalta que o novo desenho do espaço foi elaborado pela Secretaria Adjunta de Obras, ligada à Secretaria de Infraestrutura, e apresenta o conceito de shopping a céu aberto, priorizando a visibilidade e acesso às lojas.

“Haverá também passagem para carros oficiais da Guarda Municipal, Polícia Militar, ambulâncias e carga e descarga”, completa o governo municipal.

Engenheira que compõe a equipe responsável pela reforma, Izabela Silva Gonçalves conta que, neste momento, os tapumes encobrem as lojas do Calçadão, porém, são necessários durante a reforma para evitar risco de acidentes com as pessoas e também poeira dentro das lojas.

Antes do início das obras, a prefeitura realizou uma reunião com apresentação do projeto com representantes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e com comerciantes da cidade, lembrando que os investimentos para as obras de reforma do Calçadão estão sendo feitos pelo governo estadual e somam 5,7 milhões de reais.

Mais lidas da semana