Mídias Sociais

Política

Número de casos confirmados do coronavírus ultrapassa os 900 somando 7 cidades da região da Bacia de Campos

Avatar

Publicado

em

 

Se aproximando dos mil casos confirmados do novo coronavírus somando 7 cidades da região do entorno da Bacia de Campos, os prefeitos de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e São João da Barra seguem trabalhando para tentar conter os avanços da pandemia.

Os números são de boletins das secretarias municipais de Saúde divulgados nesta quarta-feira, 13, que apontam 914 casos, sendo 383 em Macaé, 260 em Campos, 150 em Rio das Ostras, 55 em Casimiro, 37 em São João da Barra, 16 em Quissamã, e 13 em Carapebus. A exceção são os números de Macaé, que foram divulgados pela Secretaria de Saúde na manhã desta quinta-feira, 14.

Ao todo as cidades registram 41 casos fatais confirmados pelas secretarias municipais de Saúde, mas nos boletins divulgados nesta quarta-feira, as cidades de Casimiro, Campos e São João da Barra somam mais 11 mortes que ainda estão sob investigação, o que pode elevar o número para 52.

Em Rio das Ostras, o município recebeu mais 600 testes rápidos, somando 1.200 testes encaminhados pelo governo estadual em duas semanas. De acordo com a prefeitura, continuam tendo prioridade os profissionais da Saúde e pacientes sintomáticos, que estão sendo atendidos no Centro de Triagem da Extensão do Bosque, no Hospital Municipal e no Pronto-Socorro, que passou a ser Cento de Referência somente para casos de coronavírus.

Ainda segundo a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Dra. Jane Blanco Teixeira, o momento é muito difícil para todos, principalmente, para aqueles que trabalham na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus.

A prefeitura destacou também que, mesmo antes de chegarem os testes, mais de 60 profissionais da Saúde do município foram afastados do trabalho, com suspeitas da doença ou por serem de grupos de risco. Dos que já fizeram o teste, 16 foram diagnosticados com o vírus até a última segunda-feira, 11.

“A preocupação é grande, pois isso acaba prejudicando o sistema de Saúde. Mas estamos trabalhando com todo zelo possível, com profissionais usando os equipamentos de proteção, e tomando todos os cuidados para atender a população. A boa notícia é que não houve nenhum óbito entre as equipes de Saúde. Assim como em outros municípios, estamos buscando aquisição de mais testes e ainda este mês devemos receber mais 2.500 kits, que foram comprados pela administração municipal’, ressaltou a Dra. Jane.

Em Casimiro de Abreu, a prefeitura detalhou os dados, demonstrando a localização dos casos, com 37casos confirmados na região central do município, 2 em Professor Souza, 1 na região de Rio Dourado e Boa Esperança, e 15 em Barra de São João.

Em 24 horas, a cidade viu a confirmação de novos 16 casos, mas o número foi ainda maior em Campos, que, no mesmo período, viu novos 23 casos do novo coronavírus, enquanto em Macaé, foram 28 novos casos confirmados desde esta quarta-feira.

Em Campos, a Vigilância em Saúde do município foi a única da região a divulgar dados mais detalhados sobre os casos confirmados, com 136 são mulheres e 124 homens com idades entre 1 mês e 91 anos, totalizando os 260 casos registrados no município.

Mais lidas da semana