Mídias Sociais

Política

Novo Terminal Provisório Cehab começou a funcionar neste domingo, 4 de julho, em Macaé

Publicado

em

 

Começou a funcionar neste domingo, 4 de julho, o Terminal Provisório Cehab, localizado na Avenida Hildebrando Alves Barbosa, próximo ao Terminal Cehab, que fechou para obras de reformas na estrutura.

O novo Terminal Provisório Cehab possui duas catracas com roletas nas extremidades, bilhetagem e divisão por cores e bairros para facilitar a localização para os usuários do transporte público na cidade.

De acordo com o município, a Secretaria de Mobilidade Urbana fez intervenções próximo ao terminal, como a implantação de redutores de velocidade e sinalização, para melhorar a segurança de pedestres, ciclistas e condutores que passam pelo local.
“A preocupação é com a segurança do usuário, por isso foi feita a instalação de um terminal provisório para atender os passageiros que se deslocam utilizando as linhas que passam pelo Cehab. O objetivo é dar prioridade às ações de melhoria dos terminais, começando pelo Terminal Cehab. A secretaria [de Mobilidade Urbana] também fez intervenções nas vias, onde está instalado o provisório e no entorno, para minimizar possíveis impactos no trânsito e para a população em geral”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
Segundo o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), as próximas ações do governo nessa área serão as obras de reforma dos terminais Lagomar e Parque de Tubos, que também receberão melhorias na estrutura.

A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana também anunciou a instalação do terminal provisório, com alterações no trânsito, junto ao comércio do entorno e a Associação de Moradores do Parque Aeroporto.
“Estamos aguardando essa reforma que é um pedido dos moradores. Quando chove é um transtorno para quem aguarda o ônibus no Terminal Cehab. Precisamos desse espaço, todo mundo da Ajuda, [Parque] Aeroporto, [São José do] Barreto, entre outros bairros, passa pelo Terminal Cehab. Foi com muita satisfação que recebemos a notícia da obra. Vamos estar acompanhando e que seja uma obra que vá atender bem os moradores porque eles merecem”, ponderou o presidente da Associação de Moradores do Parque Aeroporto, Júnior Lima Nuna.
Sobre o Terminal Cehab, a prefeitura explicou que o fechamento para as obras de reforma cumprem uma determinação da Defesa Civil e do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), que cobraram medidas do governo municipal.

O município lembra que os terminais iniciaram a operação com a implantação do Sistema Integrado de Transportes (SIT), em 2006, de lá para cá, apenas o Terminal Central foi reformado e alguns terminais foram desativados, como o do Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), da Barra de Macaé e da Lagoa.

A prefeitura também ressalta que as coordenadorias de Transporte, e de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana darão o suporte necessário para a operação do terminal e das vias no entorno, lembrando ainda que a equipe da Engenharia de Trânsito da pasta promoveu a instalação de tachões e redutores de velocidade.
Neste novo Terminal Provisório Cehab, as plataformas de embarque e desembarque são divididas por cores e bairros. Na Plataforma Centro, na cor laranja, circularão os ônibus, A12B-Terminal Central; A22A-Terminal Central; A22B-Terminal Cental; A73-Lagoa; A81-Terminal Central; T12-Novo Hospital; T21-Bela Vista; T22-Terminal Central; e T41-Cavaleiros. Na Plataforma Lagomar, de cor amarela, circularão os ônibus, A73-Engenho da Praia; A81-Cabiúnas; T23-Lagomar; A61-Lagomar. Plataforma Parque de Tubos, de cor azul, os ônibus T13-Parque de Tubos; T23-Parque de Tubos. E na Plataforma Bairros, na cor verde, os ônibus, A12A-Atlântico Norte; A22A-Verdes Mares; A22B-Bosque Azul; T22-Ajuda de Cima; S12-Aterrado/Sapucaia; A63-Jardim Franco/Vila Badejo/Novo Eldorado.

Mais lidas da semana