Mídias Sociais

Política

Novo esquema do transporte público municipal já está em funcionamento desde sábado, 20

Publicado

em

 

Ponto de Integração 2, instalado na Praça Veríssimo de Melo, é uma das 4 estações criadas no centro da cidade como soluções para dividir as linhas e oferecer atendimento aos usuários do serviço

Começou a funcionar, neste fim de semana, o novo esquema de transporte público de Macaé que vai atender as linhas que circulavam pelo Terminal Central, fechado para reforma no último sábado, 20.

Segundo o governo municipal, o Terminal, que se encontrava em situação muito deteriorada, receberá melhorias como substituição do forro, reparos do telhado, dos banheiros e das baias, além de novas instalações, elétrica e hidráulica.

Ainda de acordo com a prefeitura, o novo esquema de transporte público municipal visa atender a população que utilizava as linhas que circulavam no Terminal, que deve permanecer fechado até 2019, já que as obras têm previsão de, pelo menos, 1 ano de duração.

Neste sábado, profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana e do Sistema Integrado de Transporte (SIT) estiveram nas ruas para orientar os passageiros do transporte público e avaliar o novo sistema, conforme divulgou a prefeitura.

Durante a reforma do Terminal Central, 4 pontos de integração irão funcionar no centro da cidade, sendo 3 na Praça Veríssimo de Melo e 1 na Praça Washington Luiz. Na Veríssimo de Melo, são 2 pontos na Rua São João e 1 na Rua Doutor João Cupertino, enquanto o ponto da Washington Luiz fica na Na Rua Tenente Coronel Amado.

De acordo com o coordenador de Transporte da Mobilidade Urbana, Savio Barcelos, o início da nova operação aconteceu sem grandes impactos na vida da população, mas o coordenador não descarta a possibilidade de ajustes.

“Estamos circulando desde o início do dia e tanto os ônibus como os usuários responderam bem à nova dinâmica. Fizemos e faremos os ajustes que forem necessárias para que a mobilidade seja sempre funcional, respeitando o princípio de integração”, analisou Savio.

Para saber quais linhas estão divididas entre os 4 pontos de integração, 2 pontos finais e quais funcionarão em regime circular neste período da reforma do Terminal Central, basta acessar o site da prefeitura, através do link.

Cartão Macaé – Há 10 dias, está funcionando também o Programa Macaé Cidadão, através do qual foi criado o Cartão Macaé, que restringe os benefícios da passagem a 1 real apenas para moradores da cidade que tenham realizado o cadastramento.

Para assegurar a tarifa mais barata, subsidiada pela prefeitura, os usuários cadastrados precisam ter o cartão em mãos e pagar o valor da tarifa em dinheiro, pois em cartões como o RioCard, por exemplo, o valor debitado será do preço da passagem sem o subsídio do governo, que é de R$ 3,05 desde o último dia 13.

A estrega do cartão continua na antiga garagem da Macaense, que atende de segunda a domingo, das 8h às 20h e fica na Rua Antero Perlingeiro, 402, no centro da cidade. Lembrando que para fazer a retirada do cartão para quem já fez o cadastramento, é preciso apresentar um documento oficial com foto e CPF.

O cadastramento também continua na Secretaria de Mobilidade Urbana, das 8h às 16h, com atendimento de segunda a sexta, na Rua Euzébio de Queiroz, 678A, também no centro da cidade.

Para fazer o cadastra, basta comparecer na sede da pasta portando cópia e original da carteira de identidade; cópia e original do CPF; cópia e original do comprovante de residência em Macaé, como contas de água, luz e telefone, contrato de aluguel, em nome do usuário, do cônjuge, do companheiro e de ascendentes ou descendentes até o 2º grau de parentesco, devidamente documentado, emitido dentro de 90 dias da data do requerimento do cadastramento.


 

Mais lidas do mês