Mídias Sociais

Política

Novo espaço da Escola Maria Lira, no Jardim Vitória I, é inaugurado pela Prefeitura de Macaé nesta quinta-feira, 2

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé inaugurou nesta quinta-feira, 2 de maio, o novo espaço da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Lira Beraldini Campos ganharam, que saiu de um imóvel alugado na Aroeira e agora funciona no Jardim Vitória I.

O local, inaugurado pelo Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (sem partido), e pelo secretário de Educação, Guto Garcia (MDB), vai possibilitar ampliar o atendimento da unidade, passando de 90 alunos em 2019 para 120 estudantes em 2020, além de poder atender alunos de 2 anos.

A prefeitura acredita que, com a expansão das escolas, o município universaliza a assistência às crianças na faixa de 2 anos, conforme é estabelecido pelo Ministério da Educação, já que na antiga unidade, o atendimento era feito para crianças entre 3 e 5 anos de idade.

“Com a prioridade ao segmento infantil, conseguimos atender integralmente as crianças de 2 anos. Ganham as crianças, os pais e toda a população. O próximo passo é focar na garotada com menos de 2 anos e, assim, ampliar a faixa de idade do atendimento nas escolas”, comentou Dr. Aluízio.
Já o secretário de Educação lembrou que outras 10 escolas serão entregues à população, nos bairros Centro, São José do Barreto, Lagomar, Barra de Macaé, Ajuda, Jardim Franco, Bosque Azul.

“Mas não é apenas o segmento infantil que será priorizado. O Lagomar, um dos bairros mais populosos de Macaé, ganhará escola padrão de Ensino Fundamental e uma que será compartilhada com o Governo do Estado. O local, que abriga um prédio de três andares, é situado na Rua W18. A parceria foi feita e recebemos autorização para a prefeitura assumir a obra, que deve abrigar uma média de 3 mil alunos do 6º ao 9º ano, além de Ensino Médio”, explicou Guto Garcia.
O secretário, que também é vereador licenciado, destacou também que o município contará com novas unidades de Educação Infantil, que estão em obra, processo de mudança e também de licitação.

“A Escola Municipal de Educação Infantil José Augusto Abreu Aguiar está prevista para ser inaugurada dia 25 [de maio]. A unidade visa abrigar 220 alunos em horário integral no local onde funcionava a antiga Casa da Criança e do Adolescente, Rua Francisco Portela, 91. Na lista também estão escola padrão do Lagomar, Escola Municipal de Educação Infantil do Barreto no bairro São José do Barreto, próximo ao Jardim Franco, além da Pré-Escola da Ajuda, localizada na Estrada do Caminho, lote 221, próximo à Escola Municipal Elza Ibrahim”, acrescentou Guto.
A prefeitura informou ainda que a Escola de Educação Infantil do Barreto e a Pré-Escola da Ajuda estão em fase de obras, e outros projetos que vão assistir crianças na faixa de 2 a 5 anos são a escola padrão do segmento infantil do Bosque Azul e a nova unidade da Barra, que vai funcionar no antigo Hospital do Sase, na Barra de Macaé.

De acordo com o governo municipal, a inauguração do novo espaço da Escola Maria Lira contou com a presença de pais e responsáveis pelos alunos, que elogiaram a equipe da unidade e a qualidade e o tamanho do novo endereço da escola.
Representantes da prefeitura e familiares da professora Maria Lira participaram do evento, entre eles Maria Lígia Campos Porto, Idalina Campos, Roberto Campos Porto, além de Carla Alessandra Porto.

Ainda segundo a prefeitura, a nova unidade, que tem 7 salas amplas e climatizadas, conta também com a atuação de 30 professores em local dotado de sala multifuncional com cozinha experimental, espaço de leitura e vídeo, secretaria, sala de direção, sala para professores, dois pátios externos, além de banheiros adequados à faixa etária e cozinha dentro das normas estabelecidas.

Mais lidas do mês