Mídias Sociais

Política

Nova retotalização de votos do TRE-RJ mantém ex-vereador de Macaé sem mandato na Alerj

Publicado

em

 

Tendo contabilizado 30.067 votos nas última eleições, em outubro, ex-vereador de Macaé, Chico Machado (PSD), segue como suplente de seu partido a uma cadeira  na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj)

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) publicou, nesta segunda-feira, 17, uma retotalização dos votos para deputado estadual nas Eleições 2018, realizadas em outubro, com mudanças na composição da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Porém, diferente do que havia publicado o presidente municipal do MDB de Macaé, André Longobardi, a mudança não deu uma cadeira ao ex-vereador da cidade, Chico Machado (PSD), e sim ao candidato Renan Ferreirinha (PSB).

Ferreirinha ganhou a vaga de Carlo Caiado (DEM) depois de realizado o procedimento determinado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que deferiu a candidatura de Rubens Bomtempo (PSB), cujos votos não haviam sido computados devido ao indeferimento de seu registro quando do julgamento no 1º grau.

A decisão da Corte Superior Eleitoral tornou válidos os votos do candidato, que ficou como suplente, e provocou a redistribuição das vagas entre os partidos ou coligações, por alterar a quantidade de votos obtidos pelo PSB na disputa pelas cadeiras da Alerj.

Depois de publicação de Longobardi em sua página no Facebook, parabenizando o ex-vereador e candidato a prefeito derrotado nas eleições de 2016, esperava-se que caso semelhante acontece com Chico, que seria beneficiado pelo deferimento do registro de candidatura de Felipe Peixoto (PSD), indeferido por condenação de uso indevido de meios de comunicação durante as eleições municipais de 2012.

O TSE, porém, decidiu favoravelmente ao candidato, que tão logo tivesse sua candidatura deferida, poderia alavancar, em processo semelhante ao que aconteceu com o PSB, os votos de Peixoto, dando assim uma cadeira ao político macaense, o que, de acordo com a última retotalização de votos do TRE-RJ, não aconteceu.


 

Mais lidas do mês