Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé enaltece importância da Casa do Curativo no tratamento de pacientes com diabetes

Avatar

Publicado

em

 

Serviço de podologia é oferecido para pacientes com diabetes, que são acompanhados mensalmente na unidade especializada em tratamento de lesões cutâneas

Inaugurada em janeiro de 2015, a Casa do Curativo de Macaé conta com um atendimento especializado voltado para o tratamento de lesões cutâneas, e para a redução das complicações em pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

A unidade oferece ainda atendimento médico com angiologista, dermatologista, consulta de enfermagem com especialistas dermoterapeutas, e serviço social e profissionais de podologia.

Neste ano, entre janeiro a novembro de 2018, foram realizados 12.706 atendimentos na unidade, tratada pela prefeitura como referência para a região.

De acordo com a gerente da Casa do Curativo, Michelle Almeida, expectativa para 2019 é a implantação do serviço de quirodatilogia voltado para pacientes mastectomizadas e com diabetes, além de ter uma prática clínica que abrange as manifestações patológicas dos membros superiores, punhos, antebraços e mãos.

“Realizamos trabalho de tratamento das lesões com toda assistência da equipe multidisciplinar, além de encaminhamentos médicos para outras especialidades. Nos casos de pacientes que necessitam de órtese e prótese, o serviço social faz todo o acompanhamento até a concretização do processo”, disse Michelle.

A prefeitura informou que o serviço de podologia, voltado para os pacientes com diabetes, que segundo a podóloga, Josiane Andrade, são monitorados mensalmente, e tem a função de prevenir e orientar o usuário sobre os cuidados com os pés.

Josiane explica ainda que os pacientes diabéticos são muito vulneráveis e pequenos traumas como lesões por cortes ou perfurações, além do uso de sapatos inadequados, podem levar a uma úlcera, e se não tratados, evoluir para uma amputação.

“Neste monitoramento, observamos qualquer mudança que ocorra com o pé e orientamos para que não andem descalço, nem dentro de casa. Outras orientações são manter os pés secos e hidratados, não fazer escalda-pés, sempre usar meias brancas e fazer a inspeção dos pés diariamente”, indicou a podóloga.

A Casa do Curativo funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e fica localizada entre as ruas Visconde de Quissamã e Euzébio de Queiroz, no centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1164.

 

Mais lidas da semana