Mídias Sociais

Cidades

Nova atualização do site do TSE traz 272 pedidos de candidaturas a vereador julgados na região

Avatar

Publicado

em

 

Faltando exatos 30 dias para as eleições municipais, que acontecem no dia 2 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a divulgar os resultados dos julgamentos dos pedidos de registro de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador em todas as cidades brasileiras.

Nas cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense, serão 62 chapas (prefeito e vice) disputando a prefeitura, sendo 4 em Quissamã; 5 em Araruama, Carapebus e São Pedro da Aldeia; 6 em Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Macaé e Rio das Ostras; e 7 em Arraial do Cabo; e 2.285 candidatos a vereador.

Destes, 272 tiveram seus pedidos de candidatura julgados até esta quinta-feira, 1 de setembro, com 267 candidaturas deferidas e 5 indeferidas. Além deles, 16 pré-candidatos a vereador na região renunciaram às candidaturas, 3 cancelaram o pedido em Rio das Ostras, e 1 candidato faleceu, este último em Araruama.

Entre os 16 que renunciaram, estão 3 ex-candidatos a vereador em Araruama, 4 em Búzios, 1 em Arraial do Cabo, 2 em Cabo Frio, 1 em Macaé, 4 em Rio das Ostras e 1 em São Pedro da Aldeia.

Dos candidatos a vereador que tiveram seus pedidos de registro aceitos pelo TSE, 13 são tentam renovar o mandato, como Zé Márcio (PMDB-Búzios), Jefferson Vidal (PSC-Cabo Frio), Juninho (PV-Casimiro), Odino Miranda (PSDC-Casimiro), Lúcio Mauro (PDT-Macaé), Maxwell Vaz (SD-Macaé), Renata Paes (PSC-Macaé), Alan Machado, Aluísio Viana e Derlan (PMDB-Rio das Ostras), Alex Amarrado (SD-Rio das Ostras), Marcelino da Farmácia (PV-Rio das Ostras), e Misaias (PSDB-Rio das Ostras).

Ao todo, são 14 candidaturas ao Legislativo já deferidas em Búzios, 33 em Cabo Frio, 19 em Casimiro de Abreu, 25 em Macaé e 176 em Rio das Ostras. As demais candidaturas ainda estão aguardando julgamento do TSE.

Das 62 chapas que pretendem disputar as prefeituras da região, 7 já tiveram seus pedidos de registro aceitos. Em Búzios, já são 3 os candidatos a prefeito do balneário que estão garantidos na disputa: Alexandre Martins (PRB), Cláudio Agualusa (PRP) e Shirlei Branco (PR), esposa do ex-prefeito inelegível, Toninho Branco.

Em Cabo Frio, onde o Prefeito Alair Corrêa (PP) desistiu de disputar a reeleição e chegou até a abandonar a presidência municipal do seu partido, o único confirmado até esta quinta-feira era Cláudio Leitão (PSOL).

E em Casimiro de Abreu, que viveu dias de incerteza quanto à candidatura do ex-prefeito Paulo Dames (PSB), que havia sido condenado pela Justiça em maio, apenas duas candidaturas foram deferidas pelo TSE, a do Professor Fabiano (PSOL) e a do próprio Paulo Dames, que teve a candidatura aceita, mas aguarda julgamento de recurso contrário à sua tentativa de retornar ao Executivo municipal.

O último da lista a ter seu pedido aceito pela Justiça é o candidato a prefeito de Rio das Ostras, Adrian Mussi (PHS), que teve sua candidatura deferida nesta quinta-feira, assim como a de seu vice, Dal (PHS).

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana