Mídias Sociais

Cidades

Firjan de Macaé promoverá encontro entre candidatos a prefeito e empresários

Avatar

Publicado

em

 

Em um clima bastante tranquilo, o Presidente da Regional Norte Fluminense da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Marcelo Reid anunciou nesta quinta-feira, 1 de setembro, que a entidade promoverá um encontro entre empresários e candidatos à Prefeitura de Macaé.

O evento acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro, onde os 3 candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais serão convidados para conversar com representantes do setor industrial para debater suas propostas de governo para cidade.

Durante a coletiva para o anúncio do evento, que será realizado no SENAI de Macaé, nos moldes de evento semelhante realizado em 2012, Marcelo Reid explicou que o evento será restrito à membros da Firjan e de entidades parceiras, como a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), entre outras, e terá vagas limitadas.

“Não é um debate, é uma entrevista, e a ideia é que desse encontro, assim como foi feito em 2012, seja elaborada uma carta compromisso entre os candidatos e a indústria sobre temas referentes à cidade e ligados às questões empresariais”, explicou Marcelo.

A expectativa é de que nos 3 dias de evento, a programação se inicie às 8h30 da manhã e termine às 11h, onde os candidatos terão 120 minutos (duas horas) de encontro com os empresários

Para o evento, cada candidatos terá direito a levar, além do vice, mais 3 representantes como parte da equipe, e qualquer um deles poderá ser acionado pelo candidato para responder aos questionamentos do meio empresarial.

O presidente da Firjan em Macaé explicou ainda que, assim como aconteceu em 2012, a Firjan será a responsável pela elaboração das perguntas encaminhadas aos candidatos, sobre os temas, infraestrutura e ordenamento urbano, atração de novos empreendimentos, gestão pública, educação básica e profissionalizante, segurança pública, mobilidade urbana, meio ambiente, lei anticorrupção, entre outros.

Aproveitando-se do clima descontraído, Marcelo Reid revelou que as demandas da cidade permanecem as mesmas do encontro realizado nas eleições municipais de 4 anos atrás, embora algumas questões tenham avançado, e que, por isso, as perguntas não devem se diferenciar tanto das feitas em 2012.

“No encontro de 2012, as demandas da indústria giraram pela duplicação da BR-101, a Estrada de Santa Tereza e a questão da mobilidade urbana, o Aeroporto e o Terminal Portuário de Macaé (Tepor), e essas demandas não mudaram em 4 anos, mesmo que algumas tenham caminhado”, revelou ele.

Marcelo Reid destacou também que uma das principais questões levantadas pela Firjan será a relação que candidato tomará, se eleito, para estreitar ainda mais a interlocução entre o governo municipal e o setor empresarial, passo que já foi dado pela atual gestão do Prefeito Dr. Aluízio, com a criação do Gabinete de Crise, em janeiro deste ano, e muito elogiado pelo presidente da Firjan em Macaé.

A definição sobre qual pesquisa será usada para se chegar aos nomes dos 3 candidatos a prefeito na cidade que participarão do evento, assim como o sorteio que definirá os dias em que cada um deles debaterá suas propostas com o setor empresarial está marcado para acontecer na próxima segunda-feira, 5 de setembro.

Tunan  Teixeira

Mais lidas da semana