Mídias Sociais

Política

Macaé segue com ações em homenagem ao mês da mulher de quarta a sexta, dias 23 a 25, em vários pontos da cidade

Publicado

em

 

As ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8, segue em Macaé neste mês de março, mês da mulher, nesta quarta-feira, 23, com atividades até a próxima sexta-feira, 25, em vários pontos da cidade.

Nesta quarta-feira, a ação acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Aroeira, e seguem nesta quinta-feira, 24, no CRAS de Córrego do Ouro, na região serrana, terminando a semana nesta sexta-feira, no Solar dos Melo, com o Dia Laranja.

As ações de quarta e quinta serão realizadas pelo programa Ceam Itinerante, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que leva orientação jurídica e sobre direitos da mulher, além de uma série de outros serviços à população.

Nesta quarta-feira, a ação acontece das 9h às 12h, no CRAS da Aroeira, na quadra da Escola Parque Angélica, com a participação da Coordenadoria Geral de Políticas de Direitos e Fomento à Inclusão.

Entre os serviços oferecidos às mulheres da localidade estão informações de como obter a carteira das pessoas com espectro autista, e também orientações sobre a Coordenadoria de Acesso e Gênero, além de agendamento para retificação do nome social às mulheres trans.

Na quinta-feira, a ação do Ceam Itinerante também acontece das 9h às 12h , no CRAS de Córrego do Ouro, também com orientações para as mulheres do distrito da região serrana e das localidades vizinhas.

Lançado no último dia 8, o programa Ceam Itinerante já visitou o centro da cidade, o CRAS do Lagomar (na foto) e o Assentamento Celso Daniel, com ações de orientações jurídicas e de direitos da mulher e direitos raciais, oficinas de artes manuais, orientações da equipe da Patrulha Maria da Penha sobre acolhimento e monitoramento de mulheres vítimas de violência, 2ª via da carteira de identidade e o balcão de emprego, orientações de saúde, aferição de pressão, medição de glicose, mamografia e papanicolau, consultas, teste rápido e vacinação contra o coronavírus, e blitz educativa, entre outros serviços.

As ações nesta semana terminam nesta sexta-feira, no Solar dos Melos, no centro da cidade, com o Dia Laranja, que terá o lema “Os direitos das mulheres na perspectiva dos novos tempos”, e começa às 9h30, com diversas atividades.

Na abertura, quem comparecer ao Solar dos Melos, poderá acompanhar uma apresentação musical da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), e participar de uma palestra da professora Valéria Belmonte, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé, que será mediada pela coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Adriana Leclerc.

Mais lidas da semana