Iniciadas em 2018, as obras de reforma do Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Bittencourt, no bairro Sol Y Mar, em Macaé, que foram interrompidas durante breve perídio na pandemia do coronavírus, entre 2020 e 2021, tiveram mais uma fase terminada no último sábado, 19.
Promovidas pela Secretaria Adjunta de Obras, as obras de reforma do Ginásio Poliesportivo tiveram a fase de colocação da cobertura concluída, com 1.500 metros quadrados (m²) de telhado ao final dessa recuperação do espaço.
Segundo a prefeitura, a previsão é de que o equipamento, que chegou a ser interditado em 2017, seja entregue à população no início de 2023, reforçando sua importância para o esporte, o lazer e a cultura do município.
De acordo com o engenheiro responsável pelas obras, João Ferraz, os trabalhos estão em fase de recuperação estrutural da cobertura, considerada a mais demorada e importante parte do processo, lembrando que a instalação dos telhados começou após a fase da retirada das terças, que servem para apoiar a estrutura.
“O projeto inclui a recuperação da estrutura metálica horizontal e vertical, estrutura espacial, além de cobertura e rampas. Ainda estão inseridos na reforma as esquadrias, fechamento externo, elevação do piso da quadra, desnível do pavimento externo, e nova subestação. Além disso, será executado projeto arquitetônico, instalação elétrica e hidrossanitária”, detalhou o município.
Ainda segundo a prefeitura, a proposta é de que, após a conclusão das obras, seja realizada também a manutenção periódica no Ginásio, que, em 2017, teve parte da alvenaria da torre das caixas d’água desabando e assustando os moradores do entorno e da cidade, motivo pela qual o espaço foi interditado.
O município acredita que, com as obras de reformo e com a manutenção periódica, o Ginásio estará apto a realizar eventos e também poderá alocar novamente o setor administrativo da Secretaria de Esportes, que também vai retomar os projetos sociais.