Mídias Sociais

Política

Macaé recebe primeiras doses da vacina da Pfizer e expectativa é acelerar campanha de imunização

Publicado

em

 

Em sua conta no Twitter, na manhã desta segunda-feira, 24, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), anunciou a chegada ao município das primeiras doses das vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer, enviadas pelo Ministério da Saúde, através do governo estadual.

Segundo a publicação do prefeito, Macaé recebeu 2.340 doses do 1º lote de vacinas contra o coronavírus fabricadas pela Pfizer. As vacinas chegaram através de um helicóptero que pousou no Aeroporto de Macaé na manhã desta segunda e foram recebidas por funcionários da Secretaria de Saúde.

No último sábado, a prefeitura lançou o novo calendário semanal de vacinação contra o coronavírus, priorizando a aplicação da 1ª dose para o grupo com comorbidades e deficiências permanentes, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal.

A prefeitura ainda não anunciou em que grupos prioritários da vacinação serão aplicadas as vacinas da Pfizer, que assim como as vacinas CoronaVac e Oxford/AztraZeneca, precisam de duas doses para completar a imunização, embora cada vacina tenha um tempo diferente de aplicação entre a 1ª e a 2ª dose.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Macaé, a campanha de imunização desta semana ocorrerá nestas terça e quarta-feira, 25 e 26, também de acordo com o estoque de vacinas entregues pelo Ministério da Saúde, através do governo estadual, embora quais vacinas serão aplicadas não foi informado pela prefeitura.

Nesta terça-feira, a vacinação ocorrerá das 8h30 às 12h, com a aplicação da 1ª dose para as pessoas com deficiências permanentes na faixa entre 52 e 42 anos, que precisam apresentar documento com foto, comprovante de residência, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de documentos que comprovem a deficiência conforme descrição do PNI.

Também na terça-feira, na parte da tarde, das 13h às 16h30, será aplicada a 1ª dose nas pessoas com comorbidades na faixa de 52 e 51 anos, que precisam levar documento com foto, comprovante de residência, Cartão do SUS ou CPF, além de laudo ou atestado médico com nome do paciente e o código internacional da doença (CID), ou ainda receita de prescrição de uso contínuo com data a partir de maio de 2020.

A campanha municipal de vacinação continua nesta quarta-feira, no período da manhã para o grupo com comorbidades na faixa de 50 e 49 anos, e na parte da tarde para as pessoas com comorbidades na faixa de 48 e 47 anos.

Nos 2 casos, também é preciso apresentar a documentação necessária, com documento com foto, comprovante de residência, Cartão do SUS ou CPF, além de laudo ou atestado médico com nome do paciente e o código internacional da doença (CID) ou receita de prescrição de uso contínuo com data a partir de maio de 2020.

Durante essa semana, até a próxima sexta-feira, 28, a vacinação também acontecerá para gestantes e puérperas, que são gestantes com até 45 dias de pós-parto, acima dos 18 anos, na Casa da Vacina, onde a aplicação da 1ª dose acontecerá das 10 às 15h.

A vacinação acontecerá na região central da cidade, no Colégio Estadual Mathias Neto e no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, além da Cidade Universitária, onde a imunização será realizada no sistema drive-thru, e na região serrana, nos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Sana, do Frade, da Bicuda, de Glicério, de Trapiche, da Areia Branca e de Córrego do Ouro.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana