Mídias Sociais

Política

Macaé recebe etapa intermunicipal da IV Conferência Nacional de Educação nesta quarta-feira, 16

Publicado

em

 

A Cidade Universitária, em Macaé, recebe nesta quarta-feira, 16, a etapa intermunicipal da IV Conferência Nacional de Educação (CONAE 2022), com uma programação definida em conjunto entre as prefeituras que farão parte desta etapa do evento.

Na última quarta-feira, 9, representantes dos municípios de Quissamã, Carapebus, Italva, Armação dos Búzios e Rio das Ostras, se reuniram com representantes da Secretaria de Educação de Macaé, como a gestora interina da pasta, a secretária adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes.

“A importância de Macaé sediar a etapa intermunicipal é trazer todas as ações que o município e a região vêm fazendo, para que as ações sejam de forma mais integrada. Estamos vivendo uma pandemia e as ações, sendo unificadas, fazem com que a região trabalhe em um eixo só”, avaliou Leandra Lopes.

Para a secretária de Educação de Carapebus, Ivanete Fernandes, que esteve na reunião em Macaé, a união dos municípios neste evento será importante para contribuir para o desenvolvimento da educação em toda a região.

“É fundamental esse debate produtivo com compromisso e representatividade”, considerou Ivanete Fernandes.

Representando da Secretaria de Educação de Quissamã, a coordenadora de gestão pedagógica da pasta, Joelma Vasconcelos, também ressaltou a importância de uma discussão que pense na realidade da região.

“Com isso passamos a analisar não as realidades individuais, mas necessidades comuns a todos os municípios”, acredita Joelma Vasconcelos.

Nesta etapa intermunicipal do CONAE 2022, as reuniões devem acontecer em formato remoto, com 3 partes, abertura com palestra, leitura e apresentação de demandas, e discussão dos eixos temáticos, eleição dos delegados que representarão os municípios no Conselho Nacional de Educação, e encerramento.

Na 1ª parte, a palestra terá como tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. Na 2ª parte, haverá leitura e apresentação de emendas do documento referência CONAE 2022, para serem analisadas e aprovadas na parte final, que terá uma plenária final com a eleição dos delegados.

A Prefeitura de Macaé lembra que esta IV Conferência possui caráter mobilizador e deliberativo, com o propósito de discutir e modificar as propostas do Documento Base Referência produzido pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e pelo Ministério da Educação (MEC).

“É um desafio realizar essa Conferência de forma híbrida, mas acreditamos que o aprendizado obtido e a familiaridade adquirida por todos os cidadãos na pandemia são suficientes para assegurar a qualidade e legitimidade dos trabalhos que serão desenvolvidos facilitando a participação de todos”, concluiu Leandra Lopes.

Mais lidas da semana