Mídias Sociais

Política

Equipes de atendimento à mulher se reúnem em Macaé para evento de capacitação oferecido pelo Estado

Publicado

em

 

Ainda dentro da programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última terça-feira, 8, e que durará por todo este mês de março, a equipe de profissionais do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Macaé participou, com profissionais de outros Ceams da região, do Ciclo Regional de Capacitação Continuada.

O evento, oferecido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio, aconteceu na última quarta-feira, 9, com objetivo de refletir sobre os parâmetros, diretrizes, normas técnicas e legislações que amparam o atendimento às mulheres em situação de violência nos municípios.

“A atualização, que visa oferecer um atendimento de excelência à população feminina, teve como público-alvo as equipes multiprofissionais, agentes administrativos, recepcionistas, motoristas e as gestoras dos programas e dos organismos governamentais de políticas para as mulheres”, revelou a Prefeitura de Macaé.

Segundo o município, durante o evento, os participantes reforçaram o conhecimento histórico sobre a luta pelos direitos da mulher no Estado, e tiveram como temas, “Os Ceams como articuladores dos serviços e dos organismos governamentais e não governamentais”; “Norma Técnica de Uniformização dos Ceams”; “Conceituação”; “Objetivos e princípios norteadores da intervenção do Ceam”; e “Diretrizes Gerais sobre o funcionamento e atendimento dos Ceams”.

Para a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Macaé, Jane Roriz, o evento foi importante pela oportunidade de troca de experiências com vários municípios, além de contribuir com o serviço que possa garantir um atendimento de excelência às mulheres.

“Foi muito importante o conhecimento, a troca de experiência e as reflexões que foram feitas. Este encontro regional com profissionais que atuam no Norte e no Noroeste do Estado foi enriquecedor. Quanto a nós, o nosso dia a dia, a nossa forma de acolhimento à mulher precisa ser sempre pautada nas normas técnicas, legislações, e nossas ações necessitam de aperfeiçoamento. Em nossa equipe técnica, cada um tem um olhar e uma forma de conduzir que precisam ser unificadas. Então, esta foi uma oportunidade única de atualização para colocarmos em prática”, avaliou Jane Roriz.

A assistente social do Ceam, Sandra Caldeira, que participou ativamente da qualificação oferecida, relatou que o encontro visava promover conhecimento sobre questões sociais em relação às mulheres, e possibilitar momentos de integração social e humana entre os componentes das equipes.

“Muito importante a coesão da equipe no trabalho cotidiano, de modo a promover um ambiente saudável e assertivo das decisões a serem tomadas na proteção da mulher. É relevante dizer ser necessário ‘cuidar de quem cuida’. A apropriação de conteúdo sobre o universo familiar, social, trabalhista, dentre outros aspectos da vida das mulheres é essencial para nos balizar, bem como a troca de experiências com outros serviços especializados e toda a rede de proteção municipal, estadual e federal”, comentou Sandra Caldeira.

O Ceam de Macaé, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, atua na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher no município, oferecendo orientações sociais e jurídicas, com apoio de outros órgãos de segurança e de Justiça.

Mais lidas da semana