Mídias Sociais

Política

Macaé destina semana para aplicação da 2ª dose e para pré-cadastro de adolescentes entre 12 e 17 anos para vacinação

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou, nesta segunda-feira, 30 de agosto, uma nova atualização de seu calendário de vacinação contra o coronavírus com foco na aplicação da 2ª dose das vacinas para quem já recebeu a 1ª dose das fabricantes CoronaVac e AstraZeneca.

A imunização começou na mesma segunda, com a aplicação da 2ª dose para equipes da Marinha que tomaram a 1ª dose da AstraZeneca, e segue nesta terça-feira, 31 de agosto para pessoas que tomaram a 1ª das duas vacinas disponibilizadas para este fim nesta semana.

O processo continua nesta quarta e quinta -feira, dias 1 e 2 de setembro, para quem tomou a 1ª dose da AstraZeneca, e nesta sexta-feira, 3, para quem tomou a 1ª dose da CoronaVac, lembrando que é preciso que datas coincidam com a data prevista de retorno no cartão de vacinação.

“Quem perdeu o prazo de retorno para a segunda dose de AstraZeneca ou Coronavac pode comparecer aos postos de vacinação nestes dias. Confira o calendário de vacinação contra a Covid-19 de Macaé divulgado no site e redes sociais oficiais da prefeitura”, acrescenta a Secretaria de Saúde.

A aplicação da 2ª dose das vacinas contra o coronavírus nesta semana em Macaé acontece nos polos fixos e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) localizadas na região serrana do município.

A prefeitura lembra também que devido ao retorno das aulas presenciais na rede pública municipal de ensino, o atendimento que vinha sendo realizado na Escola Parque Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, na Aroeira, foi encerrado.

Nesta semana o governo municipal também realiza o pré-cadastro dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que desejam receber a vacinação, e que pode ser feito no sistema Vacina Macaé, no site da prefeitura.

De acordo com a gestão municipal, o objetivo do pré-cadastro é agilizar a logística do calendário de vacinação contra o coronavírus, evitando aglomerações e filas nas unidades que funcionam como postos de imunização.

A prefeitura lembra, porém, que ainda aguarda a entrega de nova remessa de vacinas Pfizer para iniciar a aplicação da 1ª dose para os adolescentes, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

A Secretaria de Saúde de Macaé também orienta aos pais e responsáveis dos adolescentes entre 12 e 17 anos que agilizem as documentações com cópia que comprovem a comorbidade ou deficiência descritas no Plano Nacional de Imunização (PNI), além de original e cópia de laudo ou atestado médico com nome e indicativo da doença por extenso com o Código Internacional de Doenças (CID), ou receita com prescrição de uso contínuo com data a partir de maio de 2020.

Os adolescentes podem substitui o laudo ou atestado médico e o indicativo da deficiência por extenso e com CID pelo Cartão de Gratuidade no Transporte Público, ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, assim como qualquer documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Diferente de outras cidades da região, que estão incluindo todos os adolescentes entre 12 e 17 anos no calendário de vacinação contra o coronavírus, a Prefeitura de Macaé segue à risca a determinação da Secretaria Estadual de Saúde, de priorizar os adolescentes com comorbidades ou com deficiências permanentes, preferindo ainda não divulgar quando será a imunização dos adolescentes nesta faixa considerados público geral, ou seja, sem comorbidades e deficiências permanentes.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana