Mídias Sociais

Política

Câmara de Macaé vai receber consultor do TEPOR em setembro para debater impactos do empreendimento para a cidade

Publicado

em

 

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Macaé iniciada na manhã desta terça-feira, 31 de agosto, o vereador Edson Chiquini (PSD) anunciou que o engenheiro José Eduardo Carramenha, consultor do projeto do novo Terminal Portuário de Macaé (TEPOR), virá à Casa no próximo dia 14 de setembro para falar sobre o empreendimento.

Na sessão desta terça-feira, o vereador revelou que o convite ao empresário partiu de sua autoria em conjunto com o então vereador, Luciano Diniz (CIDADANIA), atualmente licenciado do cargo para ocupar o cargo de secretário da Casa Civil do município.

“Eu gostaria de agradecer ao engenheiro Carramenha, do grupo TEPOR, ao convite que nós fizemos para ele vir aqui poder falar sobre o porto de Macaé aqui no dia 14/9, em que será investido em nosso município mais de 5 bilhões de reais, que vai gerar, direta e indiretamente, mais ou menos, 17 mil empregos em nossa cidade”, contou Edson Chiquini.

Ao final do anúncio e do agradecimento, o vereador disse que acredita que a vinda do empresário à Câmara será importante para que ele possa explicar e mostrar para os parlamentares e para a população o tamanho desse investimento e o que o TEPOR vai gerar, não só para Macaé, mas para toda a região.

No final de junho deste ano, o engenheiro José Eduardo Carramenha acompanhou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), em reunião com representantes da Capitania dos Portos na cidade, justamente para tratar da construção do TEPOR.

De acordo com o governo municipal à época, a iniciativa tinha o objetivo de reforçar a parceria entre a prefeitura e a Capitania dos Portos, explicando detalhes da construção que está sendo feita no bairro São José do Barreto.

“O reconhecimento do TEPOR como importante empreendimento do município e o convite para participarmos desta reunião mostra essa integração da rede de desenvolvimento que o governo municipal está formando”, comentou José Eduardo Carramenha na ocasião.

Dias antes desse encontro, em entrevista ao portal ErreJota, o Carramenha havia explicado os avanços na construção do porto, entre elas, a chegada de uma plataforma de sondagem para conferir a resistência do mar entre o porto e o continente.

“Uma ponte vai ser construída ligando a ilha (porto) ao continente, e a plataforma vai, por hora, fazer furos de sondagem para ver a resistência do mar no caminho da ponte. Isso vai servir como subsídio para que os engenheiros possam fazer o projeto da ponte e da ilha. É uma operação que faz a análise da resistência do solo para fazer o dimensionamento da ponte”, explicou o consultor do TEPOR no último dia 22 de junho.

Fruto de debates há anos no município, o projeto do TEPOR, que começou a sair do papel em 2020, é de responsabilidade da EBTE, empresa do Grupo Vale Azul que também é responsável pela construção do Complexo Logístico de Macaé (CLIMA).

O Grupo Vale Azul também é responsável pela construção da Usina Termelétrica (UTE) Marlim Azul, a 1ª a ser movida a gás natural produzido nos campos do pré-sal, fruto de um projeto desenvolvido pelo Grupo Pátria, Shell Gas, e Mitsubishi Hitachi Power System America.

Segundo reportagem publicada no site O Petróleo, nesta segunda-feira, 30 de agosto, o total de investimentos no TEPOR seriam na casa de 1,4 bilhão de dólares, o que, na cotação atual, equivaleria a 7,2 bilhões de reais.

A publicação traz ainda que, além de uma capacidade de movimentação anual de mais de 7,5 milhões de metros cúbicos (m³) de gás a granel, e de mais de 33 milhões de m³ de líquido e gás liquefeito de petróleo (GLP), o TEPOR terá ainda uma unidade flutuante de regaseificação de armazenamento para movimentar cerca de 630 milhões de m³ por mês de gás natural liquefeito (GNL), podendo transportar 280 milhões de m³ por mês de combustíveis para os estados do Rio, do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana