Mídias Sociais

Política

Macaé, Cabo Frio e Rio das Ostras divulgam calendário da semana para vacinação contra o coronavírus

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé prepara uma nova etapa de vacinação contra o coronavírus nesta semana, com a imunização de pessoas com idade entre 26 e 27 anos nesta terça-feira, 17, depois que o Plano Nacional de Imunização (PNI), através do governo estadual, entregou uma nova remessa de doses de vacinas nesta segunda-feira, 16.

Para dar prosseguimento à campanha municipal de imunização, a prefeitura, que recebeu 5.900 doses para a 1ª dose e 4.800 doses destinadas à 2ª dose, lembra que as pessoas acima dessa faixa etária que ainda não receberam a 1ª dose também podem procurar as unidades de saúde que atuam como postos de vacinação para receber as vacinas.

Para isso, todas as pessoas acima dos 26 anos que querem se vacinar, precisam apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além do QR Code impresso gerado no ato do cadastramento virtual no site da prefeitura.

Também nesta semana, a Secretaria de Saúde de Macaé promoverá a aplicação da 2ª dose das vacinas nestas terça, quarta e sexta-feira, dias 17, 18 e 20, orientando a população a conferir a data de retorno escrita a lápis no comprovante de vacinação da 1ª dose, além do fabricante da vacina recebida.

“No dia de retorno agendado no seu comprovante, basta se dirigir a um dos polos fixos ou unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Serra. Em Macaé, a aplicação da 2ª dose está garantida e segue em dia. Para quem perdeu o prazo da 2ª dose ou tem dúvidas sobre o dia de retorno, basta procurar a Casa da Vacina situada na Rua Antero Perlingeiro, 79, no Centro. O atendimento acontece das 8h30 às 17h”, concluiu a prefeitura.

Em Cabo Frio, a campanha municipal de vacinação também continua nesta semana, a partir desta terça-feira, com a divulgação do calendário de imunização para pessoas com idade entre 24 e 27 anos, de maneira escalonada para evitar aglomerações.

Nesta terça-feira, a Prefeitura de Cabo Frio dá início à aplicação da 1ª dose para quem tem 27, dando continuidade na vacinação nesta quarta-feira, 19, para quem 26 anos, e seguindo nesta quinta-feira, 19, para quem tem 25 anos, terminando a semana nesta sexta-feira, 20, com a aplicação da 1ª dose para quem tem 24 anos.

Para receber a 1ª dose das vacinas em Cabo Frio também é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF ou Cartão do SUS e o comprovante de residência com endereço da cidade ou de seu distrito, lembrando que é necessário que o comprovante esteja no nome da pessoa que pretende ser vacinada, exigência que também feita em Rio das Ostras.

A vacinação em Cabo Frio acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, nas unidades ESF Jardim Náutilus, Guarani, Jardim Caiçara, Praia do Siqueira/Palmeiras, Vila Nova, Jacaré, Peró, Monte Alegre, Vila do Ar, Jardim Peró, Tangará, Florestinha, Maria Joaquina, São Jacinto, Nova Califórnia, Samburá, Botafogo, Angelim, e Araçá, além do Centro Municipal de Reabilitação e do PAM do Santo Antônio, que atendem em sistema drive thru.

Já em Rio das Ostras, que corre atrás do atraso na vacinação, e já se aproxima da faixa etária das duas vizinhas, a aplicação da 1ª dose começou nesta segunda-feira, 16, para pessoas com 29 anos, e segue ao longo de toda a semana.

Nesta terça-feira, será a vez das pessoas com 28 anos, continuando nesta quarta para pessoas com 27 anos, nesta quinta para pessoas com 26 anos, nesta sexta-feira para pessoas com 25 anos, terminando essa etapa no sábado, 21, para pessoas com 24 anos.

De segunda a quinta-feira, a vacinação em Rio das Ostras acontece das 9h às 16h, nas escolas municipais, Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão; Cidade Praiana, em Cidade Praiana; Acerbal Pinto Malheiros, no Jardim Mariléa; Padre José Dilson Dórea, no Âncora; e agora também no Colégio Municipal Professora América Abdalla, na Nova Esperança.

No sábado, a aplicação da 1ª dose acontece também das 9h às 16h, mas apenas nos postos montados na Escola Municipal Cidade Praiana, em Cidade Praiana; na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, no Âncora; e no Colégio Municipal Professora América Abdalla, na Nova Esperança.

Assim como nas outras duas cidades vizinhas, em Rio das Ostras, para receber a 1ª dose é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão do SUS e comprovante de residência na cidade em nome da pessoa que deseja receber a vacina, não sendo aceitos comprovantes em nome de pais ou parentes.

A Prefeitura de Rio das Ostras esclarece que, para receber a 2ª dose, os moradores precisam presentar, além do documento com foto, um cartão de vacinação com registro da 1ª dose recebida, que constam com a data de retorno e a fabricante da vacina.

“Quem tiver perdido o comprovante de 1ª dose e não souber quando retornar para a 2ª dose, deve entrar em contato com um Polo de Vacinação, com a unidade de saúde mais próxima ou com a Divisão de Imunização, pelo telefone (22) 2771- 5971”, concluiu o município.

Mais lidas da semana