Mídias Sociais

Política

Macaé anuncia atualização das linhas de ônibus na cidade com lançamento de serviço Rápido

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou, nesta semana, uma atualização sobre a organização do transporte público coletivo municipal, que leva em conta o desenvolvimento urbano e social para melhorar o atendimento aos usuários.

“A última vez que o município fez uma atualização das linhas de ônibus foi em 2007, ou seja, há 15 anos. Esse é um passo importante para a população ter todos os serviços de linhas publicado oficialmente”, afirmou o município.

De acordo com a prefeitura, a medida visa aumentar o poder de cobrança e de fiscalização da atual gestão pode atuar de forma mais efetiva, lembrando que o não cumprimento das medidas que compõem a resolução, por parte da concessionária, a empresa Serviço Integrado de Transporte (SIT), gerará multa contratual.

“Essa é mais uma medida para melhorar o atendimento no transporte, enquanto agilizamos a nova concessão do serviço. Com isso, publicado oficialmente, conseguimos cobrar mais a empresa por um serviço melhor. Na resolução, o município atualiza os itinerários e serviços que a demanda populacional vem apontando na retomada das atividades presenciais. Teremos o serviço Rápido nas linhas que têm mais demanda, regulado e com previsão de horários, para agilizar o atendimento e serviço aos passageiros. Além disso, estabelecemos as nomenclaturas e simbologias de todas as 57 linhas operacionais e serviços complementares do município”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

Entre as mudanças, estão a criação do já citado serviço de linhas Rápido, que passa a ser ofertado à população nas linhas de maior demanda como, T11 (Terminal Lagomar x Terminal Parque de Tubos); T111 (Terminal Lagomar x Terminal Central); T23 (Terminal Lagomar x Cavaleiros Firmas, via Linha Azul); T41 (Terminal Cehab x Cavaleiros Firmas, via Viaduto) e A73 (Engenho da Praia x Terminal Central, via Barreto).

A prefeitura acrescenta que a nomenclatura operacional das outras 52 linhas que atendem o município, com seus respectivos itinerários, também consta da resolução publicada pelo município em seus atos oficiais.

“A concessionária deverá fornecer, semanalmente, à Secretaria de Mobilidade Urbana, um relatório contendo os dados operacionais de liberação dos veículos com a programação operacional por linha”, reforça o governo municipal.

Para o coordenador de Transportes da pasta, Luiz Carlos Moreira, as medidas dessa atualização das linhas de ônibus do município são importantes para promover melhorias também na distribuição das linhas que atendem os usuários.

“Até mesmo para a próxima licitação essa resolução é importante, para garantir uma melhor distribuição das linhas. Lembrando também que a resolução não é definitiva, havendo necessidade de readequação, a secretaria providenciará. O mais importante é que estabelecemos as linhas de serviços rápidos para melhor atender a demanda da população. O transporte é direito de todos e nossa obrigação”, concluiu Luiz Carlos Moreira.

Mais lidas da semana