Mídias Sociais

Política

Macaé anuncia atendimento noturno para vacinação contra o coronavírus na cidade durante esta semana

Publicado

em

 

Referência na região em ações de combate à pandemia do coronavírus desde os primeiros casos confirmados da doença, em fevereiro de 2020, a cidade de Macaé lançou, nesta segunda-feira, 17, mais uma ação pioneira na região, a vacinação noturna.

O atendimento será voltado para o público em geral com idade a partir dos 12 anos de idade, que poderão receber a 1ª, a 2ª ou a 3ª dose até esta sexta-feira, 21, das 17h às 21h, na Casa da Vacina, que passou a funcionar no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no centro da cidade.

“O atendimento é direcionado às pessoas que ainda não completaram o esquema de vacinação. Quem está em atraso da 2ª dose de Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca, e [da dose única da] Janssen deve procurar a unidade”, recomendou a prefeitura.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Elenice Sales, a vacinação noturna visa ampliar a possibilidade de atendimento da população, lembrando que, apesar de muitas pessoas ainda continuarem trabalhando no esquema de home office, muitas já retornaram para os trabalhos presenciais, o que poderia dificultar o acesso às unidades que funcionam como polos de vacinação no horário comercial.

“A nossa estratégia visa ampliar o horário de atendimento permitindo que a população possa garantir a imunização completa contra a Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019). O atendimento é direcionado para quem não tomou a 1ª dose, está com a 2ª dose atrasada, e já completou 4 meses da 2ª dose pode vir à Casa da Vacina para receber a dose de reforço (3ª dose)”, detalhou Elenice Sales.
A prefeitura lembra que a vacinação contra o coronavírus em Macaé segue também para o público geral com idade a partir de 12 anos em todos os 32 polos de atendimento espalhados pelo município, tanto na região central quanto na região serrana da cidade, onde o atendimento acontece das 8h30 às 12h.

Além disso, o município iniciou, nesta segunda, a vacinação para crianças com idade entre 5 e 11 anos, com comorbidades, apenas na Casa da Vacina, das 8h às 12h, também até esta sexta-feira, 21. Entre as comorbidades desta 1ª etapa de vacinação pediátrica estão Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, e pessoas com deficiência (PCD).

Em sua conta no Twitter, desde o último domingo, 16, quando anunciou o início da vacinação pediátrica nesta semana, o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) publicou vídeos com relatos dos pais que levaram seus filhos e filhas para se vacinar, lembrando que a previsão é seguir imunizando todas as crianças com idade entre 5 e 11 anos do município.

“Se Deus quiser, em breve teremos uma cidade mais segura para todos os macaenses, independente da idade”, comemorou o prefeito.

Mais lidas da semana