Mídias Sociais

Política

Lei que confirma adesão de Macaé em consórcio nacional para compra de vacinas contra o coronavírus é sancionada

Publicado

em

 

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), sancionou nesta terça-feira, 16, a lei aprovada pela Câmara Municipal que confirma a adesão do município no consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra o coronavírus.

A confirmação da sanção do prefeito veio através de sua conta no Twitter, onde Welberth Rezende falou sobre a importância da legislação para a aquisição de vacinas em negociação direta com fornecedores e distribuidores estrangeiros, já que as vacinas em solo brasileiro são de propriedade do governo federal.

“É bom deixar claro que o consórcio da FNP é promissor, já que terá a força de negociar milhões de doses para os mais de 200 municípios que aderiram à iniciativa. Porém, esse não é o nosso único esforço por mais vacinas. Temos um protocolo de intenções assinado com o Instituto Butantan para a aquisição da CoronaVac. Já abrimos, junto ao Consulado da Índia, contato com o Instituto Serum, fabricante da vacina da Oxford/AstraZeneca na Índia, para a compra deste imunizante. Também estamos buscando negociar, junto com o Fundo Soberano da Rússia, a aquisição da vacina Sputnik V. É bom lembrar que o mundo inteiro está em busca de vacinas e as disponíveis para o mercado brasileiro foram todas encampadas pelo governo federal para o Plano Nacional de Imunização (PNI). Mas nosso governo trabalha dia e noite por uma solução e, se Deus quiser, em breve teremos vacinas para toda a população de Macaé”, escreveu Welberth Rezende na rede social no início da tarde desta terça-feira.

O número divulgado pelo prefeito de Macaé, porém, é muito inferior aos mais de 2,4 mil municípios aparecem em nova atualização da lista de interesse na adesão ao consórcio, segundo a própria FNP publicou em seu site, nesta segunda-feira, 15.

De acordo com o documento, 2.425 municípios assinaram na lista de interesse na adesão ao consórcio, sendo 74 entre 92 municípios do Estado do Rio. Na região do entorno da Bacia de Campos, são 13 município, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Iguaba Grande, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, e São João da Barra.

Mais lidas da semana