Mídias Sociais

Política

Há 6 dias da eleição, Prefeitura de Casimiro de Abreu proíbe campanha eleitoral com aglomerações em prevenção ao coronavírus

Avatar

Publicado

em

 

Começou a valer no último sábado, 7, um decreto assinado pelo prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames (PSD), que proíbe a realização de atividades políticas, como passeatas, comícios, caminhadas e quaisquer outros tipos de reuniões políticas e eleitorais que gerem aglomeração de pessoas.

Curiosamente, o atual prefeito ainda tenta concorrer à reeleição no pleito do próximo domingo, 15, já que, segundo o site DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seu pedido de registro de candidatura encontra-se com o status “indeferido com recurso”.

O motivo do indeferimento da candidatura do atual prefeito, ainda de acordo com o site, seria a Lei da Ficha Limpa, mas Paulo Dames ainda tenta reverter a situação junto às instâncias estaduais e federal da Justiça Eleitoral.

Já o decreto, publicado no último sábado, se deve ao aumento do número de casos do coronavírus na cidade, que registrou 87 novos casos confirmados do vírus em apenas 8 dias do mês de novembro, além de mais duas novas mortes provocadas pela doença.

Ao todo, conforme boletim informativo diário divulgado pela Prefeitura de Casimiro na manhã deste domingo, 8, a cidade registrada 1.304 casos confirmados e 31 mortes por coronavírus, lembrando que o município só divulga seus boletins no fim da tarde.

No decreto, o prefeito justifica a medida dizendo que analisou “com responsabilidade a situação atual, sobretudo, prezando pela segurança em saúde da população”, e fala em evitar “possível retomada da flexibilização das atividades econômicas” com objetivo de “frear o avanço da pandemia” na cidade.

O documento lembra ainda que a Região da Baixada Litorânea, que conta, além de Casimiro de Abreu, com os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema, é a única região do Estado na chamada bandeira laranja, de risco moderado.

Os dados forma divulgados no último Mapa de Risco da Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019) pela Subsecretaria Extraordinária de Covid-19 do Estado do Rio, na última quarta-feira, 4, e mostra todas as regiões fluminenses em bandeira amarela, de risco baixo, com exceção da Baixada Litorânea.

“Isso significa que estamos a uma fase para a bandeira vermelha, quando houve o alerta máximo”, pontua o decreto.

O documento revela ainda uma preocupação da prefeitura com a taxa de ocupação de leitos para tratamento da doença no município, que no último dia 2, atingiu 49% de ocupação, tendo atingido 51% no dia anterior, segundo dados da Secretaria de Saúde de Casimiro.

“O governo municipal recomenda a toda a população o máximo de cuidado, evitando aglomeração, seguindo a risca as orientações de distanciamento social, uso de máscara e higienização frequente das mãos”, conclui o decreto.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana