Mídias Sociais

Política

Governo estadual divulga calendário de renovação de matrículas e de pré-matrículas para rede pública estadual de ensino

Avatar

Publicado

em

 

Começa no próximo dia 25 de novembro o período de renovação de matrícula da rede pública estadual de ensino do Rio para os alunos que desejam permanecer na mesma unidade escolar no ano letivo de 2020.

Até o próximo dia 3 de dezembro, a Secretaria Estadual de Educação definiu um procedimento para agilizar o processo e evitar aglomerações em que o cadastro deverá ser feito de forma online, pelo site Matrícula Fácil, através do link matriculafacil.rj.gov.br.

Para pais e responsáveis, e alunos maiores de 18 anos, a Secretaria Estadual de Educação oferece a possibilidade de fazer a renovação da matrícula de forma presencial, mas para isso, é preciso agendar data e o horário, por telefone, diretamente com cada unidade escolar.

“É importante destacar que o aluno que não fizer a renovação perderá o direito à vaga e deverá participar do processo informatizado de matrículas, se quiser continuar na rede estadual da Secretaria Estadual de Educação”, reforçou a pasta.

Para quem deseja ingressar na rede pública estadual de educação no ano letivo de 2021, a 1ª fase de pré-matrículas está previsto para começar no próximo dia 4 de dezembro, 1 dia depois de encerrar o período de renovação.

A 1ª fase de pré-matrículas da rede pública estadual de ensino do Rio acontece entre 4 a 22 de dezembro, quando os interessados devem acessar o site Matrícula Fácil e verificar a oferta de séries, cursos e turnos disponíveis, lembrando que, no da inscrição, os candidatos podem escolher, no mínimo, 3 escolas de sua preferência, com o resultado divulgado 8 dias depois, no dia 30 de dezembro.

Para o ano letivo de 2021, a Secretaria Estadual de Educação prevê uma matrícula especial para que os estudantes que terminando o Ensino Médio possam aprofundar o conteúdo do último ano, caso desejem.

A medida visa reduzir os impactos da pandemia do coronavírus na educação, que ficou com as aulas paralisadas desde março, com aulas acontecendo apenas de maneira virtual, o que pode ter provocado alguma defasagem aos alunos que tiveram dificuldade de acesso à internet durante esse período.

Nesta quinta-feira, 5, mais uma cidade do interior do Estado, o município de Angra dos Reis, autorizou o retorno das aulas presenciais para alunos da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que poderão optar pelas atividades nas 12 escolas da rede estadual do município.

“Com mais essa adesão à retomada das aulas presenciais, a Secretaria Estadual de Educação oferece, hoje (5), essa opção de ensino em 9 cidades, totalizando 414 unidades escolares. Os municípios que integram essa lista são: Angra dos Reis, Duque de Caxias, Mesquita, Natividade, Nilópolis, Niterói, Rio de Janeiro, Seropédica e Sumidouro. No restante do Estado, as atividades pedagógicas são exclusivamente remotas, por decisão das prefeituras ou por conta da classificação laranja de contágio. Mesmo sem aulas presenciais, todas as escolas da rede ficarão abertas, em horários adaptados e já orientados, para que os estudantes retirem o material didático, além do kit alimentação”, completou a pasta do governo estadual.

Mais lidas da semana