Mídias Sociais

Política

Governo do Estado divulga atualizações dos protocolos sanitários para a volta às aulas da rede pública estadual

Publicado

em

 

Com a volta às aulas também na rede pública estadual nesta segunda-feira, 7, de forma 100% presencial, a Secretaria Estadual de Educação do Rio divulgou uma atualização dos protocolos sanitários de prevenção ao contágio do coronavírus.

Segundo o governo estadual, as atualizações nos protocolos visam garantir a segurança dos alunos e profissionais, e foram elaboradas em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde, e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com as novas atualizações, as escolas públicas estaduais deverão disponibilizar totens para higienização das mãos com álcool em gel 70% em locais de circulação e na entrada de ambientes administrativos; além de promover a limpeza de dutos e filtros dos aparelhos de ares condicionados; a higienização com álcool 70% ou hipoclorito de sódio 0,1% (água sanitária), dos pisos e paredes, das superfícies de toque e dos mobiliários e equipamentos das unidades escolares, diariamente.

As unidades da rede estadual também precisam lacrar os bebedouros, não permitindo que os alunos levem a boca diretamente para beber água, deixando apenas os bebedouros com torneiras, caso os alunos estejam fazendo uso de suas próprias garrafas ou copos, de uso individual.

Além disso, todos os alunos, servidores e colaboradores das escolas estaduais deverão utilizar máscara de maneira correta, sendo obrigação da escola, manter um estoque suficiente de máscaras para alunos e servidores em casos emergenciais.

As unidades precisarão ainda ter um espaço reservado que funcione como área de isolamento, para quem apresentar sintomas, onde os alunos devem permanecer até ser conduzidos pelo responsável a uma unidade de saúde; assim como ter afixados os cartazes informativos.

“A conscientização da comunidade escolar é primordial na volta às aulas”, reforçou a Secretaria Estadual de Educação.

Mais lidas da semana