Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé divulga novas orientações pedagógicas para a volta às aulas da rede pública municipal

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou nova orientações pedagógicas para todas as escolas da rede pública municipal que iniciaram, nesta segunda-feira, 7, o ano letivo de 2022, com a volta às aulas, de maneira 100% presencial.

Para a secretária de Educação, Eliane Araújo, o acolhimento, a escuta e a receptividade devem se fazer presentes em todos os dias letivos, reforçando que é fundamental seguir as orientações sobre a continuidade de uso dos protocolos sanitários vigentes, visando a prevenção do contágio do coronavírus.

A prefeitura explica que as novas medidas foram estabelecidas pela Coordenação Geral de Educação Infantil, da Secretaria de Educação, com diretrizes para os períodos de adaptação das crianças, a carga horária dos profissionais em suas funções e todas as informações necessárias para um retorno seguro.

Entre elas está um calendário escalonado para o retorno de cada faixa etária às aulas presenciais, que começou nesta segunda, com o retorno das crianças 4 e 5 anos, respectivamente, do Pré I e do Pré-II, e segue com as crianças de 2 e 3 anos, do Maternal I e II, , que voltam na próxima segunda-feira, 14.

Segundo a prefeitura, nesta semana, entre os dias 7 e 11, as escolas que atendem em horário parcial o Pré I e o Pré II funcionarão entre 7h30 e 9h30 e das 13h às 15h, enquanto que as escolas que têm horário integral, funcionam apenas na parte da manhã, das 7h30 às 9h30.

Já na próxima semana, entre 14 e 18, as escolas de Pré I e Pré II, e das Maternal I e II, continuarão no mesmo horário, mudança apenas na 3ª semana, 21 a 25, quando as escolas passarão a funcionar das 7h30 às 10h30 no 1º turno, e das 13h às 16h no 2º turno, enquanto que as escolas em horário integral funcionarão das 7h30 às 14h30.

De acordo com as orientações do calendário escolar de Macaé, as escolas só voltaram a funcionar em horário normal a partir do mês de março, na semana entre 7 e 11, quando o horário será de 7h30 às 11h30 no 1º turno, e de 13h às 17h no 2º turno, com as unidades de tempo integral, das 7h30 às 16h30.

Segundo a coordenadora de Educação Infantil de Macaé, Roberta Siqueira, esse período será importante para que as crianças retornem ao espaço escolar de maneira gradual, contando com o acolhimento dos profissionais da rede.

“Apesar de tantas incertezas e inseguranças, muitas expectativas rodeiam o ambiente escolar, visto que o período de adaptação é um momento importante de transição em que a criança vai se conhecendo e se habituando a uma nova rotina longe da família”, avalia Roberta Siqueira.

A prefeitura lembra que algumas dessas crianças só participaram de encontros não presenciais, conhecendo alguns colegas e a professora por uma janela virtual, além de algumas delas ainda estarem tendo a possibilidade de ir presencialmente à escola pela 1ª vez nesse ano letivo.

“Estamos retornando de um momento atípico e mesmo com nossas inseguranças e expectativas nos fortalecemos enquanto equipe diante das dificuldades. Aprendemos juntos a vencer obstáculos, criar estratégias e ações importantes para dar continuidade a Educação Infantil que acreditamos. Contamos com os gestores escolares, para que 2022 seja um ano de acolhimento, recomeço e parceria, sempre na garantia do direito a uma educação de qualidade para todos”, completou a superintendente pedagógica da pasta, Mariana Duarte.

A secretária adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes, lembra que todas as escolas municipais de Educação Infantil possuem um período de adaptação especial no início do ano letivo, visando atender a necessidade específica da faixa etária e desse 2º momento de pandemia, em que parte da população já está vacinada.

Mais lidas da semana