Mídias Sociais

Política

Fakes News começam a atingir candidatos à prefeitura de Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Os eleitores Cabo-frienses devem ter atenção redobrada com as notícias, que circulam pela internet, sobre os candidatos a prefeito na eleição suplementar. Nesta semana, foi divulgado um falso convite para reuniões tanto do candidato Marquinho Mendes, quanto do Dr. Adriano, que seriam realizadas no Parque Aquático do ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa.

Muitos eleitores acabaram sendo confundidos com a informação e tendo receio de que os candidatos estivessem fechado acordos políticos com o ex-prefeito, que ficou marcado por instaurar um caos no município, em seu último governo.

Em meio a tantas divulgações, até o ex-prefeito decidiu se pronunciar e disse que as postagens não passam de uma grande mentira. "Veja só. 1) não poderia acontecer reunião de Marquinho no Riala porque nem com ele tenho diálogo, ele é meu adversário. 2 ) Também não está marcado qualquer evento do candidato Adriano, porque não oferecemos a ele o espaço como também não o solicitou. Aliás para os que postam qualquer contato meu com algum candidato informo que não converso com eles a tempos. 3) O nosso parque até porque a lei proíbe não será usado para reuniões políticas pra quem quer que seja. 4) Como estão utilizando meu nome colocando-me com um ou outro candidato, até pondo dúvida em minha capacidade de entender de política, de conseguir votos ou de transferi-los para alguém. Resolvi comunicar: Aguardem dia 12/06, terça-feira a partir das 20 horas quando estarei anunciando o nome do meu candidato a prefeito!", informou Alair Corrêa.

Algumas semanas atrás, o candidato Marquinho Mendes também já havia anunciado que estava sendo vítima de crimes cibernéticos. Na ocasião, criaram um perfil falso do candidato.

"Os ataques começaram. Criaram um perfil falso no Facebook e estão se passando por mim com mensagens mentirosas e de ódio. Lamentável que isso esteja acontecendo. Quem me conhece sabe que não tenho inimigos, e sim adversários políticos. Peço a todos que denunciem esse perfil" postou o candidato em sua rede social oficial.

Dr. Adriano também já foi vítima de fake News em outra ocasião. Mais precisamente sua esposa, que foi acusada de ser funcionária fantasma da Prefeitura de Cabo Frio

“Minha amada esposa Alice Nassif Farah Moreno, mãe de meus amados filhos, exerce a sagrada missão de além de ser mãe e esposa, ser médica. E para melhor servir ao cabo-friense, fez concurso público em 14/12/99. Hoje, ela é a única médica especialista em histeroscopia no município, lotada no hospital da mulher, sob a matrícula 972752. Drª Alice, além de atuar regularmente no hospital, utiliza-se de seu próprio instrumento cirúrgico, a serviço da saúde de nossas mães e filhas, trabalhando para o bem estar da nossa amada Cabo Frio. Essa é a verdade, e com ela venceremos!”, destacou o candidato, também utilizando as redes sociais para se defender.

Vale lembrar que as Fake News ou notícias falsas são consideradas crimes. O Brasil ainda não tem uma legislação específica para punir quem produz e compartilha notícias falsas ou sem embasamento, mas isso não quer dizer que quem não checa a veracidade das informações compartilhadas está livre de ser responsabilizado. Existem instrumentos legais para acionar produtores e divulgadores de fake news nas justiças civil e criminal. Para as eleições, especificamente, também existem parâmetros para enquadrar quem tenta prejudicar os candidatos.

 

 

Mais lidas da semana