Mídias Sociais

Política

Empresas e escolas públicas e privadas de Macaé já podem fazer agendamento de ações gratuitas de educação no trânsito

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé segue com ações visando melhorar a educação no trânsito da cidade, promovendo a segurança e a prevenção de acidentes, através de trabalhos desenvolvidos pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.

De acordo com a prefeitura, só no último trimestre de 2019, as ações foram levados a mil pessoas, por meio de atividades nas escolas públicas municipais e nas escolas privadas, além de palestras em empresas.

“Nas empresas, os funcionários recebem orientações sobre a necessidade da responsabilidade na condução de veículos, trânsito seguro, além de conceitos ligados à cooperação e cidadania. Para as crianças e adolescentes, o sentido de cidadania, o respeito às regras de trânsito e à segurança viária são destacados. Durante a atividade desenvolvida nas escolas, as crianças também percorrem um circuito simulado de uma via pública, com semáforos, faixas de pedestres e placas de trânsito”, detalhou o município.

Secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto Lima Oliveira elogiou as ações e ressaltou a importância delas para as empresas e escolas, principalmente devido ao resultado do contato com as crianças do ensino público municipal.

“O trabalho desenvolvido pela [Coordenadoria de] Educação para o Trânsito leva às empresas e escolas a importância da segurança no trânsito e a necessidade da responsabilidade na condução de veículos para um trânsito mais seguro. Além de ensinar as crianças sobre as regras de trânsito, elas podem se tornar multiplicadores das informações passadas nas atividades”, analisou a prefeitura.

Membro da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Marcello Magalhães explicou que o objetivo das ações também é aproximar as pessoas da cidade da imagem dos agentes de trânsito, na tentativa de criar uma ligação e aumentar a confiança da população nos servidores.

“O objetivo principal é que as pessoas adotem um comportamento de segurança no trânsito. Já nas escolas, todas as ações têm a participação dos agentes de trânsito uniformizados para criar empatia, de um amigo que elas podem contar. Quando temos alunos da Educação Infantil, fazemos um trabalho mais lúdico. Durante a ação, as crianças têm contato com a sinalização, placas e semáforos. No final, recebem o material educativo composto por uma revistinha e material para colorir”, explicou Marcello Magalhães.

Para agendamento empresas e escolas fazerem o agendamento, a prefeitura revela que basta aos interessados entrarem em contato com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito, na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, que fica localizada na Rua Euzébio de Queiroz, 678, no centro da cidade, ou através do telefone (22) 2762-7333, no ramal 4518.

Mais lidas da semana