Mídias Sociais

Política

Eleitores que quiserem tirar 2ª via do título de eleitor têm até esta quinta-feira, 5, para fazer solicitação à Justiça Eleitoral

Avatar

Publicado

em

 

Termina nesta quinta-feira, 5, o prazo para a solicitação da 2ª via do título de eleitor, que pode ser usado para garantir a participação dos eleitores nas eleições municipais de 15 de novembro desse ano, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todas as cidades brasileiras.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedido deve ser feito nos cartórios das próprias zonas eleitorais onde os eleitores estão cadastrados, e o prazo consta no calendário das eleições municipais de 2020.

“Para a emissão da 2ª via do título, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode ter débitos pendentes – como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário – ou ainda ter recebido multas em razão da violação de dispositivos do Colégio Eleitoral (Lei 4.737/1965), da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e leis conexas”, explicou o TSE.

O órgão máximo da Justiça Eleitoral lembra que o título de eleitor não é o único documento que possibilita a participação nas eleições, já que os eleitores ainda pode se apresentar à mesa de votação portando qualquer documento oficial com foto, como a Carteira de Identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para os eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral, também existe a alternativa de utilizar a versão digital do documento, através do aplicativo e-Título, que pode ser obtido gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play em qualquer aparelho celular.

O TSE também reforça que o e-Título serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico, já que a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento no momento do voto.

O aplicativo da Justiça Eleitoral também informa o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral, além de oferecer serviços como a emissão de certidões de quitação eleitoral, e certidão negativa de crimes eleitorais.

O local de votação ainda pode ser conhecido no Portal do TSE, seguindo os links, “Serviço ao eleitor”, e, em seguida, “Local de votação”, localizado no menu lateral do site, com a consulta podendo ser feita pelo nome do eleitor ou pelo número do título, pela data de nascimento e pelo nome da mãe.

As eleições municipais desse ano estão marcadas para o próximo dia 15 de novembro, data em que se comemora no Brasil o Dia da Proclamação da República. A decisão do adiamento de 4 de outubro para 15 de novembro foi tomada após aprovação do Congresso Nacional devido aos impactos da pandemia do coroanvírus.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana