Mídias Sociais

Política

Colégio estadual de Campos conquista destaque na Educação do Rio por gestão durante pandemia do coronavírus

Avatar

Publicado

em

 

O Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, em Campos dos Goytacazes, conquistou o 1º lugar na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020, que avaliou 300 unidades escolares do Estado do Rio durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação do Rio, esta edição especial do prêmio teve como objetivo reconhecer as experiências de gestão escolar significativas e inovadoras para a continuidade da aprendizagem no período de pandemia.

“A unidade foi escolhida como escola referência estadual e concorrerá com os outros estados na etapa regional. Ao todo, foram 300 unidades escolares públicas inscritas, sendo 208 da rede estadual e as demais [92] das redes municipais”, explicou a pasta na manhã desta quarta-feira, 4.

Para o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt (CIDADANIA), que recentemente visitou a cidade de Macaé para a inauguração de uma escola municipal no Lagomar, o colégio estadual de Campos é um exemplo de superação diante dos desafios de uma escola localizada em área rural.

“Essa escola é um marco de resiliência. A direção e seus colaboradores conseguiram articular professores, funcionários e alunos diante do grande desafio que foi o enfrentamento da quarentena escolar. É um exemplo para a educação brasileira e, por isso, foram premiados, o que nos dá muito orgulho. Mantiveram seu compromisso de educadores e merecem o reconhecimento de todos nós”, avaliou o secretário.

Diretora da unidade campista, Sonia Patricia Côrtes Barreto colocou a atenção da escola para as sugestões e avaliações da comunidade como fator de destaque para o sucesso das ações que foram implementadas pela unidade desde o inicio da pandemia, em março desse ano.

“Eu destaco o ‘ouvir’ como um dos principais elementos desse trabalho. Nós conhecemos nossa comunidade e temos uma gestão democrática. Professores, gestores e alunos opinaram, sugeriram, criaram. Pensamos junto com os alunos. Eles também mostraram importantes caminhos para solucionarmos vários problemas de acesso e viabilizarmos a participação de todos”, contou a diretora.

Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), e pela União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Prêmio Gestão Escolar é deve conhecer seus 5 finalistas de todo o país anunciados ainda neste mês de novembro, com a premiação agendada para dezembro.

O colégio de Campos já havia ganhado, em julho, outro prêmio nacional, o Prêmio Educador Nota 10. Representando o Estado do Rio, o professor de Geografia, Diogo Jordão Silva, foi um dos 10 vencedores da edição 2020, concorrendo com 3.760 docentes inscritos em todo o país.

O Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel fica localizado em Travessão, 7º distrito de Campos, e oferece as modalidades de Ensino Médio Regular, Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA), e Ensino Médio Integral (Técnico em Administração), com um total de 854 alunos.

Mais lidas da semana