Mídias Sociais

Política

Educação de Macaé tem prazos de matrícula da rede municipal e inscrição no Pré Vest terminando nesta sexta, 17

Publicado

em

 

Esta sexta-feira, 17, marca o final de vários prazos ligados à rede pública municipal de Educação de Macaé, como o cadastro para a 2ª etapa da pré-matrícula, o encaminhamento para alunos que já estão matriculados, e também as inscrições do Pré Vestibular Social.

O cadastramento da 2ª etapa das matrículas para a rede pública municipal de ensino só poderá ser feito pelo site da prefeitura, enquanto que o encaminhamento, iniciado no último dia 7, deve ser feito através de formulário virtual, disponibilizado na própria unidade escolar do aluno.

Para a 2ª etapa da pré-matrícula, serão recebidos candidatos para Educação Infantil Pré I e Pré II (de 4 e 5 anos), e para o 1º ano do Ensino Fundamental (de 6 anos completos ou a completar até 31 de março), além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, que somente será oferecido nas unidades municipais da região serrana.

“Quem está no cadastro reserva de vagas de 2021 também deve efetuar a pré-matrícula para o próximo ano letivo. O cadastro é voltado para alunos novos; candidatos que não estudam na rede [pública] municipal de ensino; aqueles que, no ano letivo de 2021, não estiveram matriculados em nenhuma unidade escolar; além de estudantes que pertenciam à rede municipal de Macaé em 2021 e foram considerados evadidos. Vale lembrar que os pais ou responsáveis devem estar atentos aos documentos que devem ser entregues na matrícula, que será efetivada entre os dias 19 e 26 de fevereiro. Pais ou responsáveis, ou candidatos maiores de idade, deverão comparecer na escola de destino, que seguirão os protocolos sanitários”, detalhou a prefeitura.

Já o prazo de solicitação do processo de encaminhamento dos alunos já matriculados na rede municipal visa atender alunos do Pré II da Educação Infantil, e do 5º ano de escolaridade, matriculados nas escolas públicos municipais que não oferecem os anos de escolaridades posteriores, ou seja, 1º e 6º ano do Ensino Fundamental, respectivamente.

“A recomendação é que não sejam preenchidos links de outras escolas municipais postados em redes sociais ou repassados por familiares de alunos atendidos em outros espaços escolares. Os pais e responsáveis que não tiverem acesso à internet poderão preencher o formulário de encaminhamento na escola, conforme agendamento específico, seguindo os protocolos sanitários. Em caso de dúvidas, o responsável também pode comparecer ou entrar em contato telefônico com a escola em que o aluno está matriculado, nos dias e horários específicos de funcionamento”, explica o município.

Nos 2 casos, tanto do cadastramento da 2ª fase da pré-matrícula quanto para o pedido de  encaminhamento dos alunos já matriculados na rede municipal, os resultados serão divulgados no próximo dia 19 de janeiro.

Para a pré-matrícula, o dia 19 de janeiro de 2022 também será a data em que será anunciada a lista dos candidatos alocados na 1ª etapa, no portal da prefeitura, pela Secretaria Adjunta de Educação Básica. Já para o encaminhamento, a relação nominal ficará disponível na escola municipal de origem e também no site do município.

A efetivação da matrícula dos alunos do procedimento de encaminhamento acontece entre 19 a 26 de janeiro, de os pais ou responsáveis legais pelos estudantes encaminhados devem comparecer às escolas de destino com documentos específicos, lembrando que a pasta poderá encaminhar os estudantes para outra unidade escolar, caso não existam vagas nas opções apresentadas.

Também termina nesta sexta, as inscrições para o Pré Vestibular Social, que oferece 380 vagas, sendo 120 para o turno da manhã, 120 para o turno da tarde, e 140 para o turno da noite, todas gratuitas e exclusivas para alunos que concluíram o Ensino Médio ou que tenham previsão de formar em 2022.

“A oportunidade é para aqueles que desejam se preparar para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares”, ressalta a prefeitura.

Para fazer a inscrição no Pré Vest, os candidatos que optarem por vaga no turno da noite devem, obrigatoriamente, apresentar declaração de trabalho atualizada, contendo horário de entrada e saída da atividade laboral.

Os critérios de classificação serão: candidatos oriundos de escolas públicas ou bolsistas (1 ponto), moradores de Macaé (1 ponto), e alunos que frequentaram as aulas remotas em 2021 (2 pontos), com o critério de desempate sendo alunos que frequentaram as aulas remotas no Pré-Vestibular Social no ano de 2021, e idade, dando a preferência à faixa etária mais elevada.

O relação dos candidatos classificados para as 380 vagas será anunciado no próximo dia 27 de janeiro, a partir do meio dia, no site da prefeitura, contendo os nomes dos classificados e números das inscrições.

“Com o lema ‘A universidade mais perto de você’, o Pré-Vest é reconhecido por promover a inclusão dos que não têm condições de pagar cursinhos preparatórios e também para aqueles que estão longe dos estudos e desejam ingressar em uma faculdade. O módulo conta com atuação de um grupo especializado de professores da rede municipal. Antes de ingressar no Pré-Vestibular Social, os alunos participam de palestras direcionadas sobre vestibular e orientação vocacional. Além disso, os alunos que não justificarem 5 faltas nas aulas não poderão frequentar o curso”, conta a Secretaria de Educação.
A prefeitura pede que os candidatos do Pré-Vest fiquem atentos ao calendário, já que as matrículas serão efetivadas nos dias 2, 3, 4 e 7 de fevereiro, seguindo as iniciais dos nomes dos candidatos e o turno escolhido para estudo, sendo que, após 3 dias do encerramento, caso não haja preenchimento total das vagas, será realizada uma nova chamada no site, do cadastro reserva, considerando a listagem dos inscritos.

As aulas do Pré-Vest, que funciona na Cidade Universitária, estão previstas para começar em 14 de fevereiro, de forma presencial, mas a prefeitura lembra que, em função da pandemia, a data e o edital podem sofrer alterações.

Mais lidas da semana