Mídias Sociais

Cidades

Dr. Aluízio confirma favoritismo e é reeleito em Macaé com mais da metade dos votos válidos

Avatar

Publicado

em

 

Em time que está ganhando, não se mexe. A velha máxima do esporte bretão foi seguida neste domingo, 2 de outubro, pela população de Macaé, ou pelo menos, pela ampla maioria dela, que por mais da metade dos votos válidos, reelegeu o Prefeito Dr. Aluízio (PMDB) por mais 4 anos. Dessa vez, Dr. Aluízio terá como vice o empresário e ex-secretário municipal, Vandré Guimarães (PMDB).

Com 58,95% dos votos, o atual prefeito confirmou o favoritismo das ruas e das pesquisas de tal forma, que seria eleito mesmo que Macaé tivesse segundo turno, pois teve mais da metade dos votos válidos.

A diferença foi tanta que, com 63.397 votos, o atual prefeito somou mais que o dobro dos votos do segundo colocado, o vereador Chico Machado (PDT), que mesmo apoiado pelo ex-prefeito Riverton Mussi (PDT), teve apenas 27.193 votos.

O resultado demonstra a falta de interesse da população em retornar para a época em que a cidade tinha apenas 2% do seu esgoto tratado e quase nenhum investimento em infraestrutura, o que mudou completamente com o governo do Prefeito Dr. Aluízio, que desde 2013, fez saltar de 2% para mais de 40% de esgoto tratado em apenas 3 anos e meio, além de mudar a imagem da cidade, com a ampliação da rede de saúde e de educação, a manutenção de passagem a 1 real, e outros investimentos na infraestrutura da cidade.

Em terceiro e quarto lugares apareceram o vereador Igor Sardinha (PRB), com 10.052 votos, e o atual vice-prefeito, Danilo Funke (REDE), com 6.907 votos, representando apenas 9,35% e 6,42%, respectivamente, dos 107.549 votos válidos em Macaé.

 

Vereador – Se para prefeito, não houve surpresa no resultado das eleições em Macaé, o mesmo não se pode dizer no resultado para vereador. Dos atuais 17 vereadores, apenas 9 devem retornar à Câmara Municipal, que deve ter uma renovação de quase 50% para os próximos 4 anos.

Serão 7 novos nomes no Legislativo municipal, embora nem todos seja tão novos assim, como é o caso de José Prestes (PPS), que é suplente no atual mandato, e retornará à plenária em 2017 como vereador eleito.

Com ele, foram eleitos Neto Macaé (PTC), Alan Mansur (PRB), Val Babeiro (PHS), Dr. Luiz Fernando (PTdoB) e Carla Mussi (PMB), além do radialista da 95 Fm, Robson Oliveira (PSDB), e do ex-diretor do HPM, Dr. Márcio Bittencourt (PMDB).

Completam a Câmara os vereadores reeleitos, Welberth Rezende (PPS), Cesinha (PROS), Guto Garcia (PMDB), Julinho do Aeroporto (PMDB), George Jardim (PMDB), Maxwell Vaz (SD), Paulo Antunes (PMDB), Renata Paes (PSC) e Marcel Silvano (PT).

O resultado, no entanto, depende de decisão judicial que avalia a candidatura do atual presidente da Câmara, Dr. Eduardo Cardoso (PPS), que ainda aparece no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a candidatura “indeferida com recurso”, e não teve os votos contabilizados.

Caso Dr. Eduardo consiga reverter sua situação na Justiça Eleitoral e ter seu registro de candidatura regularizado, ele deve ficar com uma das outras duas vagas de sua coligação, de José Prestes (PPS) ou de Robson Oliveira (PSDB), que aparecem como eleitos graças aos votos da coligação que reúne PPS, PROS e PSDB.

O mesmo acontece com os candidatos a vereador da REDE, PV e PCdoB, que fazem parte da Coligação "Pela Mudança Verdadeira", que ainda aparace com a mesma situação do presidente do Legislativo, e por isso, permanecem com os votos zerados na Justiça Eleitora.

Tunan Teixeira

 

Confira abaixo a votação dos vereadores eleitos em Macaé

Welberth Rezende (PPS) – 3.907 votos (3,9%)

Cesinha (PROS) – 3.390 votos (3,38%)

Guto Garcia (PMDB) – 3.210 votos (3,2%)

Julinho do Aeroporto (PMDB) – 2.906 votos (2,9%)

George Jardim (PMDB) – 2.772 votos (2,77%)

Neto Macaé (PTC) – 2.507 votos (2,5%)

Dr. Márcio Bittencourt (PMDB) – 2.484 votos (2,48%)

Maxwell Vaz (SD) – 2.441 votos (2,44%)

Paulo Antunes (PMDB) – 2.396 votos (2,39%)

Alan Mansur (PRB) – 2.076 votos (2,07%)

Renata Paes (PSC) – 2.055 votos (2.05%)

*Dr. Eduardo Cardoso (PPS) – 1.961 votos (nulos)

Marcel Silvano (PT) – 1.908 (1,9%)

Val Barbeiro (PHS) – 1.523 votos (1,52%)

José Prestes (PPS) – 1.509 votos (1,51%)

Robson Oliveira Da 95 Fm (PSDB) – 1.286 votos (1,28%)

Dr. Luiz Fernando (PTdoB) – 1.283 votos (1,28%)

Carla Mussi (PMB) – 1.177 votos (1,17%)

*Com a situação “indeferida com recurso”. Caso seja revertida, deve ocupar uma das outras duas vagas da coligação que reúne PPS, PROS e PSDB.

 

Mais lidas da semana