Mídias Sociais

Política

Depois de visitas a unidades, nova gestão da Saúde de Macaé define estratégias de atendimento

Publicado

em

 

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 14, em Macaé, gestores da Secretaria de Saúde definiram novo fluxo de atendimento para casos de urgência, visando garantir a assistência nas unidades de Saúde que funcionem em regime de plantão durante a semana, mas também aos sábados e domingos.

Na reunião, o novo secretário de Saúde, Alexandre Cruz (CIDADANIA), e o secretário adjunto de Alta e Média Complexidade, Dr. Antônio Soares, reforçaram a prioridade na contratação de novos médicos.

Candidato derrotado nas últimas eleições municipais para a Prefeitura de Nova Friburgo, o ex-vereador da cidade serrana assumiu a pasta em 1 de março, substituindo a ex-secretária, Liciane Furtado, que era alvo de muitas críticas e cobranças dos vereadores macaense.

Segundo a prefeitura, a defesa pela contratação de novos profissionais, que era um dos pedidos mais repetidos na Câmara Municipal de Macaé, visa para reforçar as equipes e ampliar o atendimento nas unidades de Saúde da cidade.

“A prioridade é o atendimento à população. Oferecemos total suporte às nossas equipes de plantão nas unidades de emergência e seguimos com o processo de contratação de mais profissionais para que possamos ampliar essa assistência”, revelou o novo secretário de Saúde.

No novo organograma, o atendimento pediátrico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar está mantido de segunda a sexta-feira, enquanto que no Pronto Socorro do Parque Aeroporto, o atendimento pediátrico será de segunda a quinta, mas na UPA da Barra, o atendimento seguirá durante toda a semana, com os plantões de sábado e domingo.

Na unidade de referência da região serrana, o Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), em Trapiche, mantém o atendimento pediátrico todos os dias, incluindo os plantões de sábado e domingo.

“Essas unidades também realizam o atendimento de emergência para a população em geral, além da assistência aos casos de síndrome gripal. O nosso objetivo é reforçar as equipes de plantão, para agilizar os procedimentos, reduzindo o tempo de espera”, afirmou Dr. Antônio Soares.

A unidade da região serrana de Macaé, que funcionou em 2021 como Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus, no auge da pandemia, voltou a ter seu Centro Cirúrgico (na foto) funcionando no mesmo ano, ampliando o atendimento à população da serra macaense.

No início deste mês, após assumir a gestão da pasta, a nova equipe da Secretaria de Saúde promoveu uma série de visitas com objetivo de colocar em prática a estratégia de garantir regularidade na assistência à população, promovendo também suporte às equipes de Atenção Básica e de Alta e Média Complexidade.

Além de acompanhar o fluxo de atendimento realizado durante o período do Carnaval, Alexandre Cruz, que tinha recém assumido a pasta, percorreu as principais unidades de assistência da região serrana do município, com a proposta de reforçar junto às equipes da rede o conceito do trabalho integrado e de “porta aberta”.

Entre as unidades visitadas pelo novo secretário no início deste mês estiveram a Unidade Mista do Sana e o HPMS, além dos Postos de Saúde do Frade, de Córrego do Ouro, e da Bicuda Grande e Bicuda Pequena, em conjunto com a gerente administrativa do HPMS, Carine Lima.

“A nossa agenda de visitas às unidades será frequente, seguindo assim um perfil de gestão definido pelo prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA). A proposta é acolher, ouvir demandas e buscar soluções, premindo assim que a melhor assistência seja garantida aos nossos usuários”, afirmou Alexandre Cruz, na ocasião.

Mais lidas da semana