Mídias Sociais

Política

Ações de combate a endemias, controle de roedores e atendimentos veterinário seguem nesta semana em Macaé

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé recomeçou com as ações de controle de doenças epidemiológicas nesta semana, nesta segunda-feira, 14, com atividades pontuais que seguem até a próxima sexta-feira, 18, em diversas localidades da cidade.

Entre as ações estão previstas visitas domiciliares setorizadas para orientação aos moradores, aplicação de larvicida e controle mecânico no combate aos locais que se tornam criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

As atividades são realizadas pela Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria Especial de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, que realiza esse trabalho continuamente, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Segundo a coordenadoria, durante a rotina diária de trabalho, os agentes de combate a endemias também fazem o atendimento das reclamações em bairros para controle dos roedores, com orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual utilizando bombas aspersoras.

Pelo cronograma, o atendimento nesta semana acontece no Parque Aeroporto, no Sol Y Mar, na Virgem Santa, no Botafogo, e na Imboassica. Já o levantamento do índice de infestação para controle do Culex, também chamados de pernilongos ou muriçocas, acontece nos canais da Virgem Santa, do Horto, da Aroeira, e do Capote.

As ações acontecem também na região serrana do município, na praça principal de Córrego do Ouro, com atendimento clínico veterinário, cadastro para castração de cães e gatos, e vacinação antirrábica, do dia 14 a 17, das 10h às 16h.

A prefeitura explica que as ações em Córrego do Ouro acontecem em razão das obras de revitalização iniciadas nesta segunda nas dependências do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, onde os mesmos serviços são direcionados aos pets, e que, durante a realização das obras, segue com atendimento suspenso.

Mais lidas da semana