Mídias Sociais

Política

Depois de paralisação, Prefeitura de Macaé recomeça vacinação de adolescentes nesta quarta-feira, 29

Publicado

em

 

Depois de suspender a vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos por conta de uma nota do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Macaé retoma a aplicação da 1ª dose nos jovens da cidade nesta quarta-feira, 29.

Na última semana, o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Rio (Cosems-RJ) já havia publicado uma recomendação para o retorno da vacinação dos adolescentes, apoiada pelo Ministério da Saúde, que voltou atrás e liberou o retorno da aplicação das doses nos jovens mesmo sem comorbidades.

Com isso, a prefeitura publicou uma nova atualização do seu calendário de vacinação, com a previsão de concluir a aplicação da 1ª dose nos adolescentes com idade entre 12 e 14 anos, que havia sido suspensa.

Nesta quarta-feira, 29, a aplicação da 1ª dose será destinada às meninas de 4 anos, enquanto os meninos com essa idade só receberão a 1ª dose nesta sexta-feira, 1 de outubro, iniciando a repescagem, ou busca ativa, de pessoas a partir dos 12 anos neste sábado, 2.

No sábado, a vacinação da repescagem ocorrerá das 8h30 às 12h, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da região serrana, e nos polos fixos na região central do município, além da Cidade Universitária, onde a aplicação das doses é feita no sistema de drive thru.

Segundo a prefeitura, para receber a 1ª dose, os adolescentes moradores de Macaé devem estar acompanhados de um dos pais ou de algum responsável, além de apresentarem documento de identificação com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência, além de levar o Código QR impresso que é gerado no momento do pré-cadastro no site do município.

Apesar da suspensão do Ministério da Saúde ter sido revista na semana passada, a Secretaria de Saúde de Macaé aguardava a entrega de novas remessas de doses de vacinas da Pfizer, único autorizada conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde e do Cosems-RJ para ser aplicada nos adolescentes entre 12 e 17 anos.

Mais lidas da semana